· retrospectiva  · 6 min read

Metas para 2017 - vai ter muito JavaScript, Nodejs, ES6 e Haskell esse ano

Metas de 2017 - vai ter muito javascript, nodejs, es6, haskell e muito mais esse ano

O ano passado foi bem agitado pra mim. Apesar de tantos problemas no país e no resto do mundo, como o Fernando Daciuk comenta no seu post de retrospectiva, pra mim foi um ano de muitas conquistas e prazeres conforme você pode ver na minha retrospectiva no post anterior, aqui.

Pra esse ano eu não espero menos. Ao contrário, quero tentar priorizar meu tempo para conseguir fazer cada vez mais coisas legais para a comunidade online e de onde eu estou.

Fora as contribuições com as comunidades, preciso de muito foco na faculdade e nos estudos sobre JavaScript.

Como sou viciado no assunto produtividade não poderia deixar de fazer uma lista de tarefas do que pretendo para esse ano, mas dessa vez não vou me comprometer com 100 coisas, pois no ano passado eu não consegui cumprir isso por conta dos imprevistos.

Pensando em motivar outras pessoas, pensei em deixar minha lista aqui no Blog. Então, lá vai.

1. Metas de estudos

Vai faltar espaço na cachola pra tanta coisa que quero estudar esse ano. Talvez eu precise desistir de alguma coisa durante os estudos para priorizar outras, mas faz parte.

Vamos por partes então, começando pelo meu JS minha vida:

Já faz um tempo desde o meu primeiro exercício em JavaScript que foi motivado por um líder de equipe, que me ensinou bastante coisa por sinal, para praticar mais do uso do JS (não JS puro, mas foi ótimo para aprender). - Na época toda a equipe me ajudava muito para aprender programação e gerou até uma motivação para que eu escrevesse sobre o ambiente de trabalaho no Tableless.

Depois disso eu precisei dar uma boa estudada na linguagem e esse ano não será diferente.

1.1 JavaScript Ninja

Esse ano eu preciso terminar, de uma vez por todas, o curso JavaScript Ninja, que só me faltam dois exercícios e um pouco de vergonha na cara. O curso está sendo muito útil pra mim, pois eu relembrei muita coisa de JavaScript puro que eu não praticava desde que aprendi a linguagem devido ao uso de jQuery e AngularJS e isso me motivou a voltar a estudar a linguagem sem libs ou frameworks.

Assim que eu finalizar o JS Ninja parto direto para o curso de React, também do Daciuk.

1.2 Livros sobre JavaScript

No ano passado eu lí (por cima) o livro Segredos do JavaScript Ninja, do John Resig para pegar umas coisas legais da linguagem. Depois eu fui para o Padrões JavaScript do Stoyan Stefanov para aprender mais sobre padrões (claro) e deixei os códigos que fiz nesse repositório. Livros excelentes que sempre recomendo para quem quer estudar a linguagem.

Para esse ano pretendo ler o livro JavaScript de Alto Desempenho do Nicholas C. Zakas e o Exploring ES6: Upgrade to the next version of JavaScript, do Axel Rauschmayer para dar um upgrade nos meus projetos e aprender, de fato, ES6.

1.3 Faculdade

Esse ano vou continuar minha rotina normal de estudos da faculdade e quero tentar não conflitar os assuntos de lá com os assuntos que eu quero estudar por conta. Espero que um não atrapalhe o outro.

Sei que isso vai ser, como foi ano passado, complicado. As vezes o conteúdo da faculdade é completamente desconhecido por mim e nesse momento preciso deixar de lado o que eu gosto de estudar para aprender o que a faculdade pede. Saber priorizar as coisas é muito importante para cumprirmos nossas metas.

1.4 Nodejs

Ano passado eu fiquei de aprender mais sobre Nodejs, porém o estudo de JavaScript no Front End não me deixou estudar essa maravilha das atualidades. - Tudo bem. Agora tem mais conteúdo ainda para estudar!

Então, esse ano, eu vou estudar mais Nodejs, também. Para isso eu já estou lendo o livro Aplicações web real-time com Node.js, do Caio Ribeiro e depois vou ler o Construindo APIs REST com Node.js, do mesmo autor.

Talvez eu crie algum projetinho para praticar. Tomara que eu consiga!

Os exercícios e código dos livros e outros recursos que acho sobre Nodejs estou armazenando aqui.

Também pretendo postar sobre o que eu aprender.

1.5 Programação Funcional

Eu sempre mantenho contato com Programação Funcional, dentre outras coisas, todos os dias para ir aprendendo de forma cumulativa até conseguir um tempo para estudar a fundo sobre o assunto e praticar mais.

Esse ano quero tentar estudar mais sobre esse paradigma e aplicar nos meus códigos JavaScript.

Talvez eu utilize Haskell com esse conteúdo para isso, por ser uma linguagem altamente recomendada para isso. Se você tiver alguma dica, comente aqui para me ajudar nesse objetivo. ;)

2. Projetos

O que eu mais gosto na nossa área são os projetos Open Source. Então não tem como eu passar um ano sem falar, criar ou me aproximar deles.

2.1 Mudança do tema desse Blog

Faz tempo que uso esse tema no meu Blog, até disponibilizei ele para outras pessoas poderem utilizar também. Porém esse ano eu vou mudar as coisas por aqui. Pretendo mudar tudo no background.

Quero criar tudo do zero, seja com Hexo mesmo ou com Jekyll.

2.2 Mais posts

Esse ano eu quero tentar escrever mais. Pelo menos um post por mês.

Ano passado aprendi muita coisa, mas por conta da má priorização do meu tempo eu não consegui transmitir nada por aqui.

2.3 Atualizar ou finalizar meus projetos no GitHub

Alguns projetos pessoais estão meio parados e preciso voltar a mexer neles.

Alguns tem issues em aberto que posso finalizar e outros precisam de uma boa atualização.

Se você quiser pode tentar me ajudar. Da uma olhada aqui.

Algumas das coisas que vou fazer nesses projetos:

  • Atualizar o Vim para Noobs com alguns outros exemplos e mais conteúdo - está tudo pronto na minha cabeça, só falta transpilar pro GitBook!
  • Dar uma bela revisada na versão inglês do Carreira Front End
  • Finalizar o Dunders (deixar mais usual e com uma documentação mais completa)
  • Montar um Demo melhor para o Dunders
  • Fazer um site ou, ao menos, um post sobre o Dunders
  • Melhorar a maneira de adicionar links no My Precious Links - para isso vou utilizar esse esquema
  • Pretendo, também, atualizar meu Dotfiles para uma estrutura melhor

Esse ano vou tentar evitar criar novos projetos e dar um foco nos que preciso finalizar ou ajustar.

E é isso ai!

Esse ano meu foco será quase 100% nos estudos e quero transmitir o que eu aprender seja em forma de Mentoria no CT, seja através dos posts aqui no Blog ou mesmo em palestras pelo Brasil afora.

Espero conseguir conquistar esses poucos objetivos que coloquei, pois sei que muita coisa acontece em um ano e tudo isso pode mudar da noite pro dia.

E você, já planejou como será seu ano de 2017? Comenta ai!

Gostou do artigo ou acha o que eu disse pode ajudar alguém a planejar seu ano de 2017?

Então compartilhe nas redes sociais, manda pros amigos, envia no grupo de Whatsapp ou Telegram da faculdade, manda seu cachorro dar uma olhada, etc.

Espalhe a palavra e tenha um ótimo 2017!

Back to Blog

Related Posts

View All Posts »

Paradigmas, identificadores e tipos de dados

Uma introdução a programação de computadores utilizando a linguagem JavaScript nos exemplos. Paradigmas, variáveis, constantes o que é o quê, tipos de dados, coleções de dados e o que você precisa antes de embarcar nos operadores e laços de repetição.

Como evitar a otimização prematura

Um dos maiores males do projeto de software é a otimização prematura. Nós queremos fazer algo bem feito e o mais perfeito possível, mas como e quando uma melhoria deve ser feita?