· produtividade  · 4 min read

Produtividade, uma re-introdução

O que é produtividade? Como ser mais produtivo? Uma série de artigos com dicas sobre produtividade e gestão do tempo.

No ritmo frenético em que vivemos, ser produtivo já não é mais qualidade de ninguém, precisa ser uma característica de todos.

Nós queremos fazer um amontoado de coisas todos os dias e toda hora aparece alguma outra coisa pra se fazer.

Queremos estudar, trabalhar, namorar, passear, praticar esportes, curtir shows, sair com os amigos, viver em família, ver os filhos crescerem, sobrinhos, parentes… Queremos fazer tanta coisa que não da tempo de fazer nem a metade. Queremos viver.

Precisamos viver.

As vezes pensamos que não da para fazer tudo isso, devido a nossa área ser muito corrida. Todos os dias alguém inventa alguma coisa que pode virar a próxima hype e talvez será necessário estudar de novo e de novo e de novo… Da para chegar a um equilíbrio nisso tudo, basta saber gerenciar o nosso tempo.

Eu gosto muito de falar sobre produtividade e já até escrevi sobre isso aqui em Janeiro de 2015.

Só que muita coisa mudou na minha vida desde então. Estudei mais sobre produtividade, aprendi novas técnicas e vou tentar repassar isso pra que você não sofra como eu já sofri!

Vou escrever uma série de artigos sobre produtividade e gestão do tempo e esse é o artigo introdutório explicando um pouco sobre o que é produtividade.

O que é produtividade?

Antes de tudo precisamos entender, de verdade, o que significa produtividade.

Alguns trechos explicativos tirados da Wikipedia sobre o assunto:

O que é produtividade:

A produtividade é basicamente definida como a relação entre a produção e os fatores de produção utilizados. A produção é definida como os bens produzidos(quantidade de produtos produzidos). Os fatores de produção são definidos como sejam pessoas, máquinas, materiais e outros. Quanto maior for a relação entre a quantidade produzida por fatores utilizados maior é a produtividade.

Um trecho bem interessante sobre o assunto:

A produtividade constitui uma das melhores medidas para aferir da performance organizacional de uma empresa.

Baseado nisso entendemos que produtividade é referente ao que se produz com o menor custo possível em recursos e que a produtividade é a melhor maneira de se medir a performance de uma empresa.

Trazendo isso para o lado pessoal, produtividade vai referir a maior quantidade de coisas que fazemos com o menor custo possível do nosso bem mais precioso, o tempo. E sua performance deve ser medida em relação a isso, quantidade de coisas que faz / tempo gasto.

Você já parou para analisar quanto tempo gasta com cada tarefa que realiza durante o dia ou com cada coisa que faz (como aquela olhadinha no Facebook durante o expediênte) fora as suas atividades principais?

Vamos aprender a planejar e mensurar isso.

<cliche>Seu tempo vale mais do que dinheiro</cliche>

Você já ouviu a frase “time is money” e provavelmente em outro contexto, mas vamos pensar que o tempo nessa frase é o seu recurso, é o que você tem para gastar para conseguir alguma coisa.

Se você ainda não parou para analisar, o seu tempo é de fato o seu dinheiro. É o que você vai usar para conquistar tudo o que você quiser.

Quando você planeja comprar um carro, por exemplo, você gasta seu tempo pensando em qual carro vai comprar, gasta planejando em como pagar e depois gasta mais do seu tempo trabalhando para ganhar dinheiro para pagar aquele carro.

Não é só dinheiro, é o seu tempo.

Estamos encontrando, então, pontos onde poderemos economizar nosso recurso se tivermos um bom gerenciamento de tempo.

Falando em dinheiro, você sempre planeja suas contas (espero que sim), certo?

Ainda sobre dinheiro, você pensa duas ou três, ou mais vezes ainda, antes de gastar com alguma coisa. Sempre está analisando diversas fontes, vários fornecedores, antes de gastar.

Então por que você não planeja como vai gastar seu tempo ou quanto vale gastar do seu tempo com determinado assunto ou atividade?

Essa gestão do seu tempo é o que vai te tornar produtivo.

Até aqui já sabemos que, nessa série de artigos:

  • Produtividade será fazer mais coisas em menos tempo
  • O tempo é o recurso que queremos economizar
  • Nossa performance será medida em quantas coisas conseguimos fazer em menos tempo (e isso não significa fazer tudo ao mesmo tempo ou correndo)

Nos próximos artigos vamos nos aprofundar mais sobre gestão do tempo, então fique de olho.

Adicione o RSS do blog ao seu leitor de RSS favorito para receber as atualizações e não perder seu tempo visitando o blog para ver se tem algo novo!

Gostaria de falar alguma coisa sobre produtividade? Comente aqui em baixo.

Compartilhe esse artigo com seus amigos, em suas redes sociais. Compartilhe com a família, com seu cachorro, com seu gato, papagaio, pato…

Espalhe a palavra.

Back to Blog

Related Posts

View All Posts »

Twitter Bootstrap do jeito certo

Twitter Bootstrap é pesado? Twitter Bootstrap não é semântico? Confira algumas dicas para usar o Twitter Bootstrap do jeito certo.