· produtividade  · 4 min read

Como ser mais produtivo?

Como ser mais produtivo? Como organizar a vida para alcançar os objetivos mais rapidamente?

Uma das minhas grandes preocupações na vida é ser produtivo! Eu gosto de fazer as coisas o mais rápido possível e estou sempre buscando maneiras de automatizar ou organizar as coisas de maneira que eu consiga cada vez mais produtividade.

Durante algum tempo fui testando várias abordagens e técnicas de produtividade. Técnicas que podem ser aplicadas no serviço, para estudos ou mesmo para cumprir tarefas do cotidiano(Como lembrar de pagar uma conta ou do que precisa comprar no mercado).

Segue algumas dicas do que melhor funcionou pra mim até agora.

Faça listas

Eu faço listas com as tarefas que tenho de cumprir e, de acordo com que termino a tarefa, a marco como concluída ou apago da lista.

Para isso utilizo um aplicativo que da pra usar tanto no PC, quanto no Celular: O Wunderlist.

Nele eu separo o que é projeto pessoal, o que é projeto profissional e até o que eu estou estudando/planejo estudar por pastas e nessas pastas coloco os tópicos. De acordo com que vou concluindo, marco como concluído e pronto! A tarefa fica riscadinha e oculta na lista.

Como usar Wunderlist no serviço?

Logo que chego eu vejo tudo o que tenho de fazer e já monto as listas. Caso apareça algo novo eu vou incluindo nas listas de acordo com a prioridade da tarefa (Alta, Média ou Baixa).

É igual fazer uma lista de compras, mas você vai organizando de acordo com o nível de importância. Não tem como eu lhe dizer o que é mais importante, isso varia de acordo com seu serviço. Então você precisa analisar isso para organizar corretamente.

Outro aplicativo maneiro, que eu usei, é o Google Keep. Se mais alguém da sua equipe utilizar esses aplicativos é maneiro compartilhar os itens da lista ou as pessoas montarem as tarefas e enviarem para você.

Se você é Gestor, a dica é o Runrunit, que é feito pensando em gerencia de equipes!

Qual horário você é mais produtivo?

Para se organizar melhor será necessário identificar em qual horário você é mais produtivo. Eu, por exemplo, trabalho muito bem de manhã e a noite, porém a tarde (Por volta de umas 15 horas até as 19) eu não sou tão ágil. Isso é normal e vai do organismo/costumes de cada um…

O melhor é tomar uns anabolizantes pra ser produtivo o dia inteiro.

O melhor para não ser atrapalhado pelo seu próprio organismo é montar a lista de um jeito que as tarefas mais complicadas sejam feitas no horário que você é mais produtivo e as menos complicadas no outro horário. Eu, por exemplo, coloco as buchas para o período da manhã e as mais facinhas para o período da tarde.

Claro que se surgir um imprevisto fora do seu horário de produtividade você tem de dar um jeito! Não vai usar o horário que é menos produtivo como desculpa! Saiba priorizar as coisas e deixar a preguiça de lado.

Desligue notificações!

Ah, as redes sociais… Quem não curte uma boa navegada no FB, trocar uma ideia no Twitter ou bagunçar nos grupos do Whats?

Então, mas tudo tem hora certa. E aprendemos isso desde crianças.

Desligue as notificações das redes sociais no celular durante o período em que você precisa de foco. Se você é viciado demais e não consegue ficar sem abrir uma aba e olhar as redes sociais, instale alguma extensão para bloquear isso.

Uma extensão maneira é a StayFocusd. Mas você pode desativar a extensão quando quiser né? Então não é só instalar, você tem de ter força de vontade!

Estipule prazos para tudo

Sim! Dê prazos para tudo. Isso vai te ajudar a saber se está indo bem ou não. Assim você consegue entender melhor quais são os motivos dos atrasos e quais são suas maiores dificuldades. Se você identificar que todas as tarefas estão atrasadas, então precisa encontrar quais delas fizeram as outras atrasarem e trabalhe em cima daquela dificuldade até que não tenha mais problemas com isso. Uma dica é colocar nas listas o horário em que precisa terminar a tarefa. No Wunderlist eu faço isso colocando um lembrete para um determinado horário. E você como tem feito para ser mais produtivo?

Back to Blog

Related Posts

View All Posts »

Twitter Bootstrap do jeito certo

Twitter Bootstrap é pesado? Twitter Bootstrap não é semântico? Confira algumas dicas para usar o Twitter Bootstrap do jeito certo.

Introdução ao terminal

Uma introdução ao terminal. Sua história, a diferença entre utilizar interface gráfica e utilizar o terminal e comandos iniciais.