· recomendacoes  · 5 min read

Livros sobre JavaScript, do iniciante ao avançado e ES6

Livros sobre JavaScript do iniciante ao avançado em sequência para estudo. Trilha de estudos com livros sobre JavaScript

Existem excelentes livros sobre JavaScript no mercado, mas são tantos que nos perdemos em qual ler primeiro, qual ler depois, qual nem vale a pena ler em determinado nível de conhecimento… São várias dúvidas.

Nesse artigo vou tentar ajudar a escolher os melhores livros para seu nível de conhecimento e montar uma sequência legal de leitura para virar um JavaScript Master!

Alguns livros desses eu já li e alguns ainda estão na fila para estudo.

Nível iniciante

Se encaixa nesse nível pessoas que nunca programaram em nenhuma linguagem ou que estão começando a aprender JavaScript do zero.

Antes de começar a comprar os livros é importante que você saiba qual o caminho que quer seguir: JavaScript no Servidor (Back End com Nodejs) ou JavaScript no navegador (Front End).

Mesmo que você escolha o Front End, é interessante que aprenda ao menos o básico de Node para que consiga criar boas tarefas no seu Task Runner (Gulp/Grunt/NPM Scripts) favorito ou mesmo que consiga criar algum plugin caso não encontre algo que sirva para o seu problema.

Como meu foco, até agora, está em JavaScript no Front End, vou indicar os livros sobre JavaScript no Browser e criação de SPA’s.

JavaScript para quem nunca programou

Alguns livros não são indicados para quem nunca desenvolveu na vida, pois podem apresentar conceitos avançados que confundem a cabeça do iniciante, principalmente se for o primeiro contato com lógica. Portanto eu indicaria esse livro, da Casa do Código, se quiser aprender Lógica de Programação COM JavaScript:

Lógica de Programação, crie seus primeiros programas usando Javascript e HTML

JavaScript para iniciantes em JavaScript

Se você já desenvolve ou já sabe lógica de programação, agora vem os livros sobre JavaScript que você vai curtir.

No começo, não foque em Frameworks, seu foco deve ser aprender a linguagem. Frameworks são só ferramentas para facilitar seu dia-a-dia, mas sem eles você também consegue trabalhar.

Tem gente que recomenda o JavaScript, o guia definitivo para iniciantes, aqui tem a versão em inglês se você estiver com o idioma afiado: JavaScript: The Definitive Guide ou mesmo indica o JavaScript, the good parts. Eu não acho esses livros bons para quem está pegando JavaScript do zero.

O primeiro apresenta tanta coisa que é melhor telo como livro de referência sobre a linguagem do que para aprender do zero. Porém existem trilhas de estudos focadas nele pela Web, então pode ser uma boa você seguir a trilha de estudos ao invés de comprar o livro e sair lendo do zero.

Já o segundo só apresenta “as melhores partes”, “as coisas boas” do JavaScript. O iniciante não sabe nem quais são as partes ruins, então não vai aprender algo útil para o dia-a-dia (diga-se pegar aquele bug que outro dev gerou) se ele só souber alguns detalhes da linguagem.

Livros que eu indico a quem deseja aprender JavaScript do zero:

Aprendendo JavaScript, Adicione brilho e vida às suas páginas web

A autora aborda desde os principios do JavaScript, passa por debug, Cross Browser, Ajax e algumas técnicas para escapar de algumas armadilhas da linguagem.

Outro livro excelente que apresenta um overview completasso sobre a linguagem é o: Eloquent JavaScript. E se você curtir, pode ler online também neste link.

Esses sim ensinam do começo e com boa didática para um primeiro contato com JS.

Nível intermediário

Agora que você já sabe como a linguagem funciona, como o navegador se comporta com seus scripts e debugar, é hora de aprender algumas coisas sobre organização de código e performance.

Segredos do JavaScript Ninja

Aqui tem a versão em inglês: Secrets of the JavaScript Ninja.

Apresenta muita coisa boa da linguagem, OOP, uma base de Programação Funcional, modularizar seu código, cuidados com Cross Browser, dentre outras técnicas muito boas de debug e até TDD.

Padrões Javascript - Construa Aplicações Mais Robustas Usando Padrões de Projeto e Programação e em inglês JavaScript Patterns

Ou o:

Learning JavaScript Design Patterns

Para aprender Padrões de Projetos aplicando a linguagem JavaScript. Algo muito importante para quem deseja criar aplicações escaláveis e trabalhar em equipe.

E para deixar sua aplicação voando:

Javascript de Alto Desempenho e em inglês High Performance JavaScript.

Com boas práticas de desenvolvimento pensando em performance.

Agora sim, eu indicaria o JavaScript, the good parts caso você leia o sumário e ache algo que lhe interesse depois desses outros livros.

Subindo de nível

Agora que você já conhece muita coisa da linguagem, é hora de aprender coisas legais como Testes (que você já tem uma introdução no Segredos do JavaScript Ninja) e ES6. Não indico ES6 pra quem está aprendendo do zero, pois até hoje (Abril de 2016) não são todas as empresas, frameworks, libs e navegadores que suportam a linguagem. :,(

Ainda não li esses livros, mas já estão na fila!

Livros Single Page Web Applications: JavaScript end-to-end

Testable JavaScript

Exploring ES6: Upgrade to the next version of JavaScript

Understanding ECMAScript 6

É interessante aprender mais sobre Programação Funcional com JavaScript, mas ainda não olhei com carinho nenhum livro sobre esse assunto. Se você conhecer um livro bom. sobre isso, indica aqui em baixo nos comentários.

Onde eu montei essa minha trilha de estudos com livros sobre JavaScript?

Se curtiu essa dica, compartilha nas redes sociais!

Espalhe a palavra.

Back to Blog

Related Posts

View All Posts »

O que é e para que serve debounce em JavaScript

Uma dica importante de performance em JavaScript quando estamos trabalhando em aplicações web ricas ou as famosas SPAs. O debounce é muito útil e importante no universo JavaScript, por isso confira este texto e os exemplos até o final.