· frontend  · 4 min read

Frameworks Front End

O que são Frameworks Front End? Quando usar um Framework?

Já parou pra pensar quantas vezes você repete o mesmo código durante o Desenvolvimento, seja Web, Mobile ou Desktop? Já pensou em padronizar o que você faz de alguma maneira?

E pra você que é Gerente de Projetos, Líder ou algo do tipo: Já pensou em poder adicionar um membro no seu grupo  e ele já saber como funciona o Desenvolvimento nessa equipe e conseguir ser produtivo desde o princípio?

Pois é, Frameworks servem para isso… Vem comigo que vou explicar melhor. ;)

O que são Frameworks?

Você pega aqueles códigos que se repetem entre os projetos, adiciona uma pitada de Padrões, deixa conforme sua equipe precisa ou conforme sua empresa trabalha, empacota tudo isso pra poder reutilizar depois e pronto, criou um Framework! Só isso? Sim, só isso… Framework é uma ferramenta com os códigos, padrões, etc, que você consegue utilizar pra resolver problemas que se repetem ou mesmo pra iniciar projetos que vão possuir as mesmas características seja no Front, Back End ou mesmo para Tooling(Ferramentas). Quando você utiliza um Framework como base, pode somente baixar ele, configurar ou instalar e seguir dali para as necessidades específicas de cada projeto. Isso mata muito tempo que você perderia fazendo algo que sabe que vai repetir no próximo trabalho.

Frameworks são bons mesmo?

Minha resposta é: São sim, mas eles dependem de você para não estragá-los. Temos vários tipos de Frameworks pra todos os gostos e peculiaridades, porém nem sempre o mesmo que você usa para um projeto grande será interessante em um projeto pequeno. As vezes temos uma ferramenta específica só para coisas pequenas e outras só para coisas grandes.

Frameworks são muito bons pela praticidade em se iniciar um projeto com metade do trabalho já feito, claro, mas você tem de entender quando utilizar e quando não utilizar.

Temos o exemplo do Twitter Bootstrap que está sendo muito utilizado na Web por esses tempos e tem gente que nem sabe utilizar o que a ferramenta lhe entrega e sai sobrepondo os estilos e deixando o projeto cada vez mais pesado ou importa todo o código do Framework sendo que só vai utilizar os Grids.

E os Frameworks Front End, servem pra que?

Normalmente eles vem com os estilos que você repete em vários projetos como tamanho de botões, tipografia, cores, estilos de tabelas/formulários, menus, navegação em abas, etc. Tudo o que é referente ao desenvolvimento de uma interface normalmente vem nessas maravilhas ou você cria um com tudo o que você sempre usa. - Pra um iniciante o melhor seria aprender como as coisas são feitas e até mesmo criar o seu próprio pelo fato de aprender mais.

Tem diferença entre Bibliotecas Front End e Frameworks Front End, da uma olhada nesse artigo.

Vantagens do uso dos Frameworks

Algumas das vantagens que eu percebi:

  • Como eu disse: Metade do trabalho está feito, então você tem agilidade na entrega dos projetos.
  • Uma pessoa que conhece o Framework que você utiliza na empresa consegue entrar na sua equipe e já ser mais produtiva do que aprender do zero como funciona o Workflow de vocês.
  • A documentação dos Frameworks estão sempre atualizadas e são referências para buscar conteúdo.
  • Padronização no desenvolvimento.

Desvantagens do uso dos Frameworks

Se você é iniciante e não sabe como as coisas funcionam por baixo dos panos, então fique longe deles. Aprenda a programar de verdade antes de usar uma ferramenta pronta, pois isso pode ser um tiro no pé e uma hora você vai se enroscar por causa da falta de conhecimento.

Ter de estudar como ele funciona… Se você não conhece bem a ferramenta, pra que serve, qual o objetivo de quem a criou e quais os prós e contras dela, então também não comece a utilizar de uma vez. A falta do conhecimento vai tornar ela muito mais trabalhosa pra se usar e você pode usar um parafuso pensando que é prego.

Todo dia nasce um Framework com alguma coisinh a mais que as vezes faz toda a diferença e você vai ter de estudar tudo de novo! (Triste realidade… :/)

Os Frameworks mais maneiros

Nessa página temos uma lista de alguns Frameworks CSS e nessa outra alguns Frameworks JavaScript, da uma conferida e veja qual se adapta a sua necessidade.

Eu utilizo no dia-a-dia o Bootstrap e ele tem me atendido muito bem, porém não posso te indicar algum só por que eu gosto dele. O melhor é você levantar o máximo de informação sobre os que estão sendo mais utilizados e testar cada um pra ver se te atende legal.

Bônus

Se você não conhece pré processadores, seria interessante aprender algum também. Recomendo essa leitura: Escrevendo CSS com Stylus.

Você conhece algum Framework Front End maneiro ou tem mais alguma dica sobre o assunto? Compartilha ae!

Back to Blog

Related Posts

View All Posts »