· recomendacoes  · 5 min read

Livros que todo desenvolvedor de software deveria ler

Uma lista de livros sobre desenvolvimento de software que todo desenvolvedor deveria ler. Dicas de leitura para melhorar suas habilidades como programador.

Durante nossa carreira como desenvolvedores de software lemos muitos, muitos livros. Mesmo que você não leia diretamente, alguém leu, compilou e escreveu um artigo que você consumiu ou apresentou algo do que leu em uma palestra que você possa ter visto.

Se você está entrando na área agora, prepare-se, você nunca vai parar de estudar e livros são uma excelente maneira de se atualizar. Na minha opinião é a maneira mais rápida de se atualizar, pois os livros saem antes dos cursos e palestras (nem sempre, esse aqui veio depois da palestra) e são fontes mais profundas de conhecimento.

Normalmente livros abordam um assunto do início ao fim dele. Coisas que não conseguimos passar através de posts nos blogs, palestras ou tutoriais por ser muito conteúdo.

Eu estou sempre pedindo dicas de leitura para pessoas com mais experiência para que eu melhore profissionalmente (e pessoalmente também), foi daí que tirei vários títulos li e aprendi muito com os tais. Algumas pessoas indicam livros muito bons, também, em entrevistas de emprego quando nos mandam algum feedback.

Nesse post eu vou listar alguns livros desses que recebi indicação e alguns aos quais eu já li tanto sobre desenvolvimento de software quanto desenvolvimento pessoal.

O programador apaixonado

Eu gostei muito desse livro. As histórias contadas por Chad Fowler são bem inspiradoras e esclarecedoras sobre algumas coisas que acontecem em nossa carreira como programadores.

Foi com esse livro que aprendi a tratar minha carreira de uma maneira diferente do que eu vinha levando antes conforme a própria descrição do livro:

Para ter sucesso no mercado de TI atual, é preciso ver sua carreira como se fosse um negócio. Neste livro, você vai aprender a empreender com a sua carreira e levá-la para o caminho que você escolheu: o do sucesso.

O cara conta até um pouco da história de algumas linguagens de programação e as dúvidas que ele passou entre estudá-las ou não quando elas foram lançadas.

O guia do mestre programador

Este livro foca bastante em te ensinar a arte da autogestão para aprender muito.

Te ensina a buscar as coisas sozinho e a tomar decisões importantes sobre a sua carreira com base em diretrizes sobre você e sobre o mercado. Este livro ensina como buscar conhecimento para ser um(a) melhor desenvolvedor(a).

Descrição do livro:

Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros – Já dizia Benjamin Franklin. Conhecimento é um dos raros bens humanos que não podem ser roubados e é importantíssimo investir em si mesmo, por meio de cursos, livros, palestras e experiências que lhe acoplem o repertório da vida. Aplicando a sabedoria à outra variável de sucesso – o foco – é possível potencializar suas habilidades ao máximo para aproveitar toda sua carga de recursos para gerenciar o caminho que você deseja trilhar. Neste livro, Carlos Bueno apresenta, por meio de metáforas cativantes, um guia para você se tornar um mestre programador. Como um pirata, você deve buscar recursos além das formas institucionais. O profissional diferenciado é aquele que trilha o percurso para se tornar um Padawan.

Código Limpo

Não existe lista de livros para desenvolvedores que não cite o livro Código Limpo (Clean Code).

Este livro apresenta diversas boas práticas de programação e da um verdadeiro banho de água fria em nossos egos quando achamos que já estamos escrevendo código bom o suficiente.

Se você manja do inglês, já vem para a versão original: Clean Code

Também vale a leitura do livro The Clean Coder ou em português O codificador limpo.

Estou lendo ele atualmente (na época em que escrevi esse post, se você for do futuro) e tomei muita coisa boa para o dia-a-dia. Algumas coisas são até simples, mas deixamos de fazer porque não paramos para olhá-las com outros olhos.

Refactoring

Um livro muito difícil de se encontrar em português. Se você não está treinado(a) no inglês, seria bom já focar no idioma.

Nesse link tem em português em formato digital.

Margin Fowler fala muito sobre Java, porém ensina muita coisa boa sobre refatoração de código e reescrita de um projeto inteiro que é útil para qualquer desenvolvedor(a) ou qualquer projeto de software.

Da uma olhada nesse post do Marcos Matos sobre o assunto.

Padrões de Arquitetura de Aplicações Corporativas

Também do Martin Fowler é um livro um pouco mais denso e bem avançado sobre arquitetura de software.

Este livro vai te dar uma outra visão sobre desenvolvimento de software grande de verdade.

Se você tem dúvidas quando a criar sistemas escaláveis e manuteníveis com padrões de projetos e boas práticas de código, leia esse livro. Se não tem, leia do mesmo jeito, tenho certeza que tem coisa para aprender ali.

Domain-Driven Design

Este livro, assim como o Padrões de Arquitetura, vai te dar outra visão sobre desenvolvimento de software.

Ainda não li esses dois livros (Padrões de Arquitetura e Domain-Driven Design), só os folheei. Porém são muito recomendados pelos melhores desenvolvedores que eu conheço.

Da uma olhada nessa entrevista sobre esse livro.

Foco

Nem só de livro técnico viverá o dev. - escrito em pedra em algum lugar por aí

Este livro ensina como ter foco em meio a tanta informação que temos no dia a dia.

Principalmente se você for ler todos os livros que eu estou indicando, vai precisar de muito foco! ;D

Diversos livros de Daniel Goleman ensinam sobre isso, se tiver oportunidade leia também Liderança: a inteligência emocional na formação de um líder de sucesso e Inteligência Emocional: a teoria revolucionária

Outros livros não técnicos, mas bem importantes

Eu tenho uma lista de livros, sobre produtividade, que ainda vou ler ou finalizar e gostaria de indicá-los pra você também:

Você conhece mais algum livro legal para compartilhar conosco? Comenta aqui embaixo.

Se gostou da lista de leitura, compartilha nas redes sociais, comente aqui.

Espalhe a palavra.

Back to Blog

Related Posts

View All Posts »

É hora de sair dessa empresa aí

A empresa não vai mudar para melhor de um dia para o outro, talvez seja hora de você sair desse ambiente e partir para um lugar que te faça se sentir bem