· produtividade  · 5 min read

Aumente sua produtividade e da sua equipe com gamificação e um RPG arretado

Aumente sua produtividade e da sua equipe com gamificação das tarefas e hábitos produtivos

Todos nós gostamos de jogos, seja no PC, Celular ou qualquer outro tipo… Simplesmente, gostamos. Agora imagine utilizar jogos para ser mais produtivo, cuidar da saúde, aprender algo novo ou qualquer outro objetivo pessoal.

Imagine transformar sua vida em um jogo de RPG!

Transformar tarefas diárias, habitos rotineiros ou afazeres em pequenos desafios para ficar mais interessante e motivacional o processo de cumprir essas tarefas é algo que fazemos com frequência, mesmo sem perceber ou utilizar nenhuma técnica ou meio para isso, só para facilitar nossa vida mesmo.

E todo mundo quer ser produtivo, seja para ter mais tempo livre para atividades legais ou para entregar algo importante no serviço.

Posts anteriores sobre produtividade:

O que é Gamificação?

Esse processo de transformar uma atividade (muitas vezes chata) em um desafio que gera recompensas, criar uma competitividade sadia entre pessoas ou algum reconhecimento, é chamado de Gamificação ou Ludificação se for usar um termo mais técnico.

Muitas empresas já adotam Gamificação para os mais diversos fins, sendo o principal o engajamento dos clientes em utilizar suas plataformas. E isso já não é mais uma coisa tão anormal nos ambientes de trabalho, também, para motivar os funcionários da empresa, mas você já se imaginou transformando sua vida e sua rotina de serviço em um jogo de RPG para que tudo fique mais legal?

Parece que estou fazendo marketing para o um produto, mas eu não ganhei nada por isso viu. ;D

A algum tempo (especificamente em 2015) eu conheci o jogo HabiticaRPG, por indicação de um amigo. O Habitica é uma plataforma muito legal com uma dinâmica de jogo impressionante. É um dos jogos com dinâmica mais bem feita que eu conheço. - De verdade

Além disso ele é de código aberto, utiliza AngularJS, NodeJS e mais algumas coisinhas bem legais daquela velha sopa de letrinhas das tecnologias mais descoladas atualmente.

Eu brinquei um pouco com esse jogo, porém não fui muito a fundo. Só que hoje estamos usando ele no trabalho para nos incentivar a ser mais produtivos e isso acabou me impressionando, pois o resultado já é visível no quadro do Kanban que utilizamos para refletir as issues do Jira, no engajamento da equipe e no nosso dia-a-dia.

Como funciona o processo de Gamificação da rotina pessoal?

Basicamente você vai criar um personagem de jogo que completa desafios para ganhar experiência, dinheiro e outras coisas do game (como um pinguim). Igual qualquer outro jogo de RPG, mas esses desafios são seus hábitos pessoais, suas atividades diárias, seus afazeres e até desafios globais ou missões em equipe (sim, você pode ter uma Guild, igual nos MMORPG). Você vai enfrentar monstros que podem te matar (no jogo, claro) e seus hábitos negativos podem te levar ao fundo do poço (tanto na vida real, quanto no jogo).

Imagine que precisa cultivar o hábito positivo de comer frutas. Esse hábito vai te dar experiência, dinheiro e outros bonus dentro do jogo.

Exemplos:

Habito positivo Habitica

Mas, você também pode perder pontos com hábitos negativos.

Habitos negativos Habitica

Ou ainda pior, pode perder pontos no jogo e a namorada por seus hábitos negativos!

Habito negativo Habitica

Pode rir… Eu já quase morri por esse hábito.

Você pode criar uma tarefa diária para aprender/treinar um novo idioma.

Habitica e Duolingo

Eu ainda uso muito o Wunderlist para cadastrar minha lista de afazeres, mas, ultimamente, tenho passado as coisas para a lista de afazeres do Jogo para conseguir subir de nível mais rápido e ganhar mais pontos, etc.

Afazeres Habitica

Mas como utilizar isso para ser mais produtivo no serviço?

Existem N maneiras de utilizar algo desse tipo na sua empresa ou equipe para tornar todos mais produtivos, no nosso caso criamos alguns Desafios focados em nossas atividades diárias e até um desafio gigante para aprender uma técnica nova de gestão de tempo chamada ZTD.

Desafios da equipe

Exemplos:

Salvar a Decoração do Planeta

Claro que ainda existem vários outros hábitos nessa lista, mas não coube no print.

Assim como funciona com as atividades pessoais, cadastramos as atividades rotineiras no trabalho e, durante a semana, vamos cadastrando e finalizando os afazeres.

Logo nas primeiras semanas foi visível a empolgação do pessoal com o esquema de joguinho. - Tomara que continue ;D

Nenhuma das tarefas exibidas foram inventadas agora, para o post, de fato sigo esses desafios durante os dias. Inclusive, escrever um post me da pontos!

Pontos por escrever um post

O ponto principal desse jogo, a honestidade

O jogo é todo editável. E quando digo todo, é todo mesmo.

Você pode criar bonus ou recompensas personalizadas.

Ex.:

Bonus personalizados

Você pode, inclusive, entrar nas configurações e aumentar seu level, quantidade de dinheiro, etc.

Edição dos atributos do personagem

E é nesse ponto que entramos na coisa mais importante desse jogo e a que eu acho mais legal: a honestidade.

Para você cultivar seus hábitos você precisa ser honesto consigo mesmo e nesse jogo não é diferente. Você pode ficar tentado(a) a modificar os atributos do seu personagem, mas o que você ganharia com isso? Você só estaria se enganando e perdendo pontos consigo mesmo.

Note o que o próprio jogo já alerta sobre isso:

Sim, isso cria a possibilidade de trapacear: use essa ferramenta com sabedoria, ou sabotará sua própria construção de hábitos.

Assim como pode editar os atributos, você poderia criar um hábito positivo e ficar clicando várias vezes pra ganhar pontos, mas aí entra o mesmo ponto: O que você ganharia com isso?

O joguinho ainda possui APP para IOS, Android, um FAQ maneiro e uma documentação muito boa. Aconselho dar uma olhada no vídeo abaixo e no Blog deles também.

HabitRPG Tutorial #1: Tasks from Tyler Renelle on Vimeo.

Vale a pena conferir.

Esse é meu personagem atualmente exibindo o seu Dragão Vermelho!

Meu char com a montaria do Dragão Vermelho

E ai, curtiu essa dica?

Então comenta aqui em baixo ou compartilha nas redes sociais, cria sua conta no Joguinho me manda seu ID para eu adicionar na equipe e vamos vencer alguns monstros e desafios!

Espalhe a palavra.

Back to Blog

Related Posts

View All Posts »

Introdução ao terminal

Uma introdução ao terminal. Sua história, a diferença entre utilizar interface gráfica e utilizar o terminal e comandos iniciais.