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Utilizando o Trello para gerenciar Projetos

Como utilizar o Trello para gerenciar projetos de Software?

Seguindo a linha de postagens sobre produtividade, eu sou obrigado a falar dessa ferramenta que utilizo muito e curto demais! É com ele que eu gerencio até as postagens que eu escrevo aqui no Blog…

Se você precisa de uma ferramenta para ajudar a se organizar, o Trello é uma das que atendem muito bem!

Trello

O que é o Trello?

É uma ferramenta de Gerenciamento de Projetos muito fácil de ser utilizado e prático! Ele é aquele velho quadro onde colamos os Post-its para as tarefas que usamos em metodologias ágeis como o Scrum

Task Board

Porém é Web e pode ser acessado pelo navegador ou outros dispositivos.

Como funciona?

É simples. Você cria sua conta na ferramenta, faz o login e pode criar suas organizações onde coloca os detalhes do cliente. Cria seus Boards (Os quadros ou o projeto em sí) onde vai aplicar as listas e incluir todos os detalhes para as tasks que vai precisar.

A metodologia que vai utilizar no projeto fica ao seu critério ou da equipe.

Exemplo de utilização

O Trello não tem um padrão de utilização. Você vai planejar o Board de acordo com a metodologia que escolher em seu projeto. Se usa Scrum, vai colocar os nomes das listas conforme escolhido pelo Time, se não usa nenhuma vai colocar os nomes que escolher. Por ai vai.

Para esse Blog eu me organizo da seguinte maneira:

Criei um Board com o nome de Blog para a organização woliveiras (Eu).

Board do Blog

Criei as listas com os nomes:

  • Ideas: Onde eu coloco todas as ideias de Posts que eu quero escrever (Um Product Backlog talvez… E tem muita coisa lá viu! Aguarde e vai curtir as próximas postagens… ;))
  • To Do: Movo para essa lista as ideias que eu vou escrever durante a semana (Seria um Sprint Backlog). Eu não estipulo prazos para isso, pois faço de acordo com que sobra tempo. Porém minha semana é meu Sprint.
  • Review: Depois de concluído o Post, movo o item para essa lista onde ficam todas as postagens que eu vou revisar antes de agendar ou publicar.
  • Done: É o que foi finalizado. Movo para essa lista os itens que já foram revisados e agora já podem ser publicados.

Listas

Com as listas criadas vou adicionando os Cards que são os Posts que serão escritos. Os títulos dos Cards são os títulos das postagens e no próprio cartão eu coloco os links para referências, se houver, imagens que vou colocar no Post, tópicos que devo abordar, etc.

Card

Eu crio checklists dentro dos Cards para ir marcando o que já foi concluído.

Pronto! Agora eu só vou trabalhando em cima disso.

Extensões para deixar o Trello ainda melhor

Sistema de pontos

Quem usa Scrum deve utilizar algum sistema de pontos. Para isso temos o Points for Trello. Os pontos podem ser traduzidos para dias, horas, etc.

Acessando o Trello direto de uma extensão

Sabe aquele menu de ferramentas do Chrome? Então da pra colocar uma extensãozinha que agiliza o uso do Trello diretamente. É o My Cards for Trello.

Esconder o que não quer ver no momento

Você não precisa ver todas as listas o tempo todo, então pode usar a extensão Top bar for Trello para ocultar o que não quiser no momento.

Essas são as que eu utilizo no dia-a-dia, porém existem várias outras. Da uma olhada aqui.

Referências

Elton Minetto

SEOMaster

E você tem mais alguma dica para utilização do Trello ou outras ferramentas? Comenta ai!

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