· github  · 4 min read

Contribuindo para projetos Open Source no Github mesmo sendo iniciante

Como um iniciante consegue contribuir no Github?

Se você é iniciante já deve ter escutado: “Se quiser aprender mesmo tem de botar a mão na massa!“. Sim! E eu concordo. A melhor maneira de aprender é estudando e praticando muuuuuito! Porém, nem sempre temos um projeto para iniciantes dando sopa na internet ou uma empresa que nos de a oportunidade de praticar lá e crescermos assim. Então uma ÓTIMA maneira de se praticar é auxiliando projetos no Github.

Ai você se pergunta: “Tá, mas se eu sou iniciante como eu consigo ajudar?”

Vamos nessa que vou tentar te ajudar.

O Open Source pode te ajudar muito!

Contribuir com Open Source realmente pode mudar sua perspectiva. Você pode ficar melhor naquilo em que está estudando. Se estuda Front, vai praticar Front, se estuda Back, vai praticar Back, etc. Sabe aquele trampo que não te chamou por falta de experiência? Então, mostra seu Github pra eles! - Porém não saia entrando em qualquer projeto só pra ter algo a acrescentar no curriculum, entre para estudar e apoiar de verdade uma causa. Você deve se identificar com o projeto e então ajudar. Além disso, você vai aprender a trabalhar bem em equipe, dominar melhor o Git e o Github e pode receber muitas dicas dos membros dos projetos sobre sua forma de trabalhar, o que vai ajudar muito seu Workflow e crescimento profissional.

Como contribuir no Github?

Se eu te convenci, então vamos as formas de contribuição: Primeiro você vai entrar no Github(Se não tem uma conta, essa é uma boa hora de criar. ;P) e clicar em Explore. Algumas categorias já irão aparecer e se você se interessar já pode clicar em alguma e continuar.

Digamos que você vá contribuir com a categoria Frameworks JavaScript. Quando você acessar essa categoria, irão surgir vários Frameworks.

Suponha que você escolheu o AngularJS (Por que é o primeiro que apareceu hoje pra mim), então agora você pode dar um fork no projeto, clonar em seu PC e começar os testes, procura por bugs ou criar novas funcionalidades! De começo é só isso, pesquisar, se identificar e fazer o **Fork **agora vamos as formas de contribuição.

Maneiras de contribuir no Github

Bugs na documentação

A primeira coisa que você vai fazer, antes de começar a procurar os bugs na aplicação, é ler a documentação para entender como o projeto funciona. Se, durante essa leitura, você já encontrar alguma coisa errada, então pode começar a contribuir corrigindo aquilo ou alterando para ficar mais fácil de entender.

Pode ser um erro de semântica, lógica ou mesmo se os exemplos dessa documentação não funcionam. A documentação pode estar desatualizada ou coisa do tipo. Corrija e mande o Pull Request.

Bugs no código

Se você já domina a Linguagem do projeto, então é hora de rodar alguns testes ou você mesmo ir procurando Bugs durante a utilização da aplicação/do projeto. Se você não domina a Linguagem, então você pode testar mesmo assim e enviar uma Issue para que o pessoal corrija.

Porém atente-se para deixar o comentário bem claro. Reproduza o bug e** levante o máximo** de informações relevantes sobre o problema, descreva em detalhes e então envie a Issue.

Issues existentes

Se você já é manjador das manjarias, então pode olhar as Issues existentes e tentar resolve-las. É o mesmo procedimento de dar um fork, clonar o projeto, corrigir e mandar o Pull Request. As Issues existentes ficam na lateral direita da interface do Github.

Sugestões de melhorias

Se você usa o projeto e acha que seria interessante adicionar alguma funcionalidade; algo útil no projeto, então pode entrar nas Issues e deixar sua sugestão lá também.

Tradução

Muitos projetos precisam de tradução para outros idiomas, no nosso caso para pt-br, então seria legal traduzir ela para o pt-br! Assim você está contribuindo muuuuuuito para projeto e para a comunidade. Se for um projeto que você vai utilizar no dia-a-dia então será excelente pois você vai dominar a documentação de ponta a ponta.

Se você está aprendendo o Inglês e precisa treinar também é uma ótima opção.

Você pode traduzir tanto a documentação quanto as interfaces (Quando é um CMS ou algum Sistema/Aplicação/Solução).

Conclusão

Existem diversas maneiras de contribuir, basta que criemos coragem e façamos algo!

Porém não faça por senso de obrigação. Ajudar as comunidades deve ser orgânico e não algo forçado.

Back to Blog

Related Posts

View All Posts »