· carreira  · 5 min read

Aprender programação do iniciante ao avançado com um curso focado no mercado de trabalho

Dica para aprender programação do iniciante ao avançado, utilizando JavaScript, com um curso focado no mercado e em web!

Todos que desejam aprender programação precisam de um norte. Por onde começar, para onde ir, o que fazer depois, como treinar o que eu aprendo, como conseguir um emprego, como ter um portfólio sem trabalhar na área.

Uma maneira de se ter esse norte é tendo um Mentor, porém nem sempre isso é possível.

A outra maneira de se ter esse fluxo seria fazendo cursos, pois eles começam ensinando o básico e vão subindo de nível gradativamente, mas não são todos que tem condições financeiras de desembolsar o valor de um bom curso. Mesmo com o apoio de comunidades como a nossa em conseguir descontos e principalmente no começo de carreira onde nem sempre temos um salário legal.

Visando isso vieram alguns sites e iniciativas de cursos gratuitos, alguns online outros offline e um curso que eu gostei muito de conhecer é o do freeCodeCamp.

Home page do freeCodeCamp

Eu conheci o freeCodeCamp através de um pupilo do projeto Mentoria e logo de cara me apaixonei pelo projeto. Vou contar aqui um pouco sobre como o freeCodeCamp funciona e por que você deveria estar nessa comunidade.

O que é o freeCodeCamp

Segundo o próprio site do freeCodeCamp eles são:

We’re an open source community that helps you learn to code.

Uma comunidade Open Source para te ajudar a aprender programação.

O que podemos aprender no freeCodeCamp

Programar, uai.

Se você quer entrar na área de desenvolvimento web, é agora que você consegue.

Atualmente o Mapa (a trilha) de estudos do freeCodeCamp tem Front End, Data Visualization, Back End e Full Stack.

O tempo para conclusão dessas trilhas varia muito, pois tem muito conteúdo para se aprender.

Você pode aprender HTML e CSS, Bootstrap, jQuery, JavaScript, Orientação a Objetos, Programação Funcional, Algoritmos, Ajax, Testes Automatizados, Git, NPM, Nodejs, Express, MongoDB, Rest, Computação… .. … …

Ainda existe o plano de colocar conteúdo sobre React, matemática para programadores, desenvolvimento de jogos, Machine Learning… … … …

A lista de habilidades adquiridas com o freeCodeCamp é imensa, indo desde HTML, CSS e JavaScript, até a criação de aplicações completas com Express e MongoDB!

O mapa completo pode ser conferido neste link.

Dinamismo

O freeCodeCamp não ensina da maneira habitual, com um professor falando e você decorando pra passar na prova. São vários desafios que você precisa ir desbravando ao longo de cada trilha de estudos.

Se você tiver dúvida, pode abrir uma pergunta no forum ou procurar ajuda no Chat online com o pessoal.

É bem parecido com estudar no Codecademy, mas tem um grande diferencial, que é a comunidade e a maneira como os exercícios vão se tornando parte do seu portfólio profissional.

Para concluir uma trilha você precisa fazer um exercício no Codepen e isso vai ficar exposto no seu perfil. Você pode mostrar essas coisas desenvolvidas no curso em uma entrevista de emprego.

O freeCodeCamp é focado em te colocar no mercado de trabalho.

Tem tudo o que o(a) desenvolvedor(a) precisa: uma comunidade

Uma pessoa que começa sua carreira em desenvolvimento precisa do apoio de outras pessoas que já estão na área. Foi pensando nisso que nasceu o Training Center e essa é uma das premissas do freeCodeCamp!

Logo que você se cadastra na plataforma recebe as primeiras dicas para se envolver com a comunidade e os primeiros exercícios são justamente interagir com ela.

A plataforma é aberta no GitHub e você pode enviar sugestões para melhorias, informar sobre bugs (ou corrigir eles) e muito mais.

Atualmente são mais de 900,000 pessoas registradas e mais de 400,00 ativos por mês (fonte). É uma comunidade grande suficiente para te ajudar em qualquer perrengue!

Um curso gratuito com certificado digno de expor no seu LinkedIn

Ao final de cada trilha você faz um exercício para conseguir seu Certificado de Conclusão e isso fica lá no Codepen.

Nas primeiras missões do freeCodeCamp você vai colocar que está fazendo esse curso no seu perfil do LinkedIn e por isso é necessário uma certificação e são muitas horas de curso se você completar tudo.

Para Front End, por exemplo, são quase 500 horas de curso.

Ao todo são mais de 1500 horas de curso.

A barreira do inglês

O curso é inteiro em inglês, mas isso não vai te impedir de aprender.

A linguagem do curso é fácil de entender para aqueles que estão começando, mas, caso você tenha muita dificuldade mesmo, ainda pode-se usar o Translate do Google Chrome para traduzir a página pra você que funciona perfeitamente.

Não deixe isso te impedir de tentar fazer esse curso, pois se precisar de ajuda a comunidade está aqui para te ajudar. Nos procure! Não tenha vergonha.

Conclusão

O freeCodeCamp é, atualmente, tudo o que você precisa para dar seus primeiros passos no mundo do desenvolvimento web e conseguir seu primeiro emprego ou mesmo para mudar de área de atuação ou só para aprender mais mesmo.

O curso é muito voltado ao mercado de trabalho e você vai criar seu portfólio durante os estudos, não deixe de fazer os exercícios.

E se qualquer dúvida, problema, mágoa surgir, estaremos aqui para te ajudar.

Cadastre-se hoje mesmo no https://www.freecodecamp.com e saia codando!

Se conhece alguém que quer aprender desenvolvimento web, compartilhe esse artigo com ela. Compartilhe também nas redes sociais para que mais pessoas conheçam essa iniciativa tão maneira.

Espalhe a palavra.

Back to Blog

Related Posts

View All Posts »

Construindo uma API com Node.js - Parte 1: criando e listando dados

Já sabemos utilizar o Node.js para construir CLIs, Express para criar um site e agora vamos aprender a construir APIs! Neste artigo vamos até a parte de criação e listagem de dados, mas o objetivo é construir um CRUD que você pode até usar como portfólio ou nos futuros hackathons por aí. :)