· recomendacoes  · 4 min read

Recomendações de podcasts variados para programadores(as) de todos os níveis

Montei uma lista dos podcasts que eu escuto pra você também começar a ouvir ou para aumentar a quantidade de canais que você escuta. São podcasts dos temas mais variados, pois são canais que eu curto ouvir. Se você tiver alguma recomendação, comenta depois da leitura.

Montei uma lista dos podcasts que eu escuto pra você também começar a ouvir ou para aumentar a quantidade de canais que você escuta. São podcasts dos temas mais variados, pois são canais que eu curto ouvir. Se você tiver alguma recomendação, comenta depois da leitura.

Uma mídia que eu gosto muito é o tal do podcast! No último episódio do Lambda3 Podcast (Lambda3 Podcast 131 – 2018 foi o ano do podcast?) percebi que tem muito mais gente da nossa área que gosta deste formato, mas ainda existem muitas outras pessoas que não tiveram acesso a esse formato ainda.

Pensando em incentivar o consumo de podcasts, montei uma lista dos que eu escuto pra você também começar a ouvir ou para aumentar a quantidade de canais que você acompanha.

Espero que ela seja útil para facilitar sua vida.

Enquanto eu escrevia este artigo, eu ouvia o episódio 90 do Expresso Café - O futuro do trabalho. :grin:

O que é podcast

Podcasts são como programas de rádio. Temos pessoas falando sobre algo que nos interessa no episódio e ele não depende de imagem ou vídeo para entendermos. As pessoas precisam explicar tudo via áudio. A grande diferença do podcast para uma rádio comum é que nós podemos consumir este conteúdo a qualquer momento, pois os episódios estão gravados e armazenados em algum lugar (na internet) e podemos ouvir no melhor momento pra gente.

Essa mídia é uma excelente maneira de compartilhar informação, pois o fato de não ter uma hora marcada para ouvirmos facilita muito a nossa vida. Às vezes perdemos informação por não conseguir assistir/ouvir um programa de rádio ou TV e depois precisamos ir atrás disso. Outras vezes temos vários programas contando a mesma notícia, o dia inteiro. Com podcasts isso é mais difícil de acontecer (em 3 anos consumindo este formato eu vi isso acontecendo pouquíssimas vezes).

Vantagens do podcast

Acho que a principal vantagem desse formato de conteúdo é o fato de ser mais leve. Ouvir um podcast é muito melhor para o nosso plano de dados do que assistir um vídeo no YouTube, o que facilita nossa vida no busão, no metrô ou no trânsito.

Eu costumo ouvir podcast como o pessoal da Lambda3 comentou no episódio: quase todo tempo. Quando estou escrevendo um artigo, fazendo tarefas domésticas, programando… Isso é algo que facilita minha vida, pois é uma maneira de eu ficar sabendo do que está acontecendo no mundo sem precisar correr atrás disso e essa facilidade é uma das ações de minha rotinha que possibilita eu ter tempo para gerar conteúdo aqui para o blog, no canal no YouTube, (Universo da Programação), escrever um livro e publicar por uma editora (Casa do Código - O Universo da Programação), outro livro e publicar sozinho (Conselhos que eu gostaria de ter recebido no início da carreira) e ainda executar algumas ações sociais (perifaCode.teach()).

Como ouvir podcasts

Os episódios dos podcasts estão armazenados em sites dos canais. Então uma maneira de acompanhar e ouvir é utilizando leitores de RSS, como o Feedly, mas também podemos utilizar ferramentas só de podcasts, como: Google Podcasts, para Android, Castbox ou pelo iTunes.

Minhas recomendações

Eu gosto de seguir canais de vários temas, por isso montei uma tabela baseada em temas e você escolhe qual seguir ou não. Não precisa seguir tudo, esta é uma das vantagens do podcast: você quem manda. Porém são canais que eu adoro muito e vale bastante a pena ouvir cada um! :grin:

Inclusive, se quiser ouvir uns podcasts que eu participei, vem cá:

Separei em casts em português e inglês. Se você está estudando inglês, recomendo fortemente ouvir os podcasts neste idioma também, pois nos ajuda a adquirir habilidades com o ele.

Podcasts em português

PodcastTema
QuebraDevProgramação/Carreira/Sociedade
Hipsters ponto techCarreira/Programação
PodProgramarCarreira/Programação
Lambda3 PodcastVariado
Loop MatinalNotícias
Área de TransferênciaVariado
MIDCastDebates
Projeto HumanosHistórias importantes demais para se perder
Expresso CaféSociedade e Cultura
Filosofia PopFilosofia/Debates
Zone Of Front-Enders: ZOFEFrontEnd
Xadrez VerbalPolítica
Like a BossEmpreendedorismo
Guia Prático para um Mundo LivreVariado
Hack ‘n’ CastOpen Source/Software Livre
SciCastCiência
SegInfoSegurança da Informação
Naruhodo!Variado
Histórias de Ninar para Garotas RebeldesContos de fadas sobre as mulheres extraordinárias que nos inspiram
PolitiquêsPolítica
MamilosNotícias/Jornalismo
Caixa de HistóriasComentários sobre livros
Pouco PixelGames
Garotas GeeksCultura Nerd/Geek
Imagina JuntasVariado
Pretas na RedeVariado
Mulheres que escrevemLiteratura
PotocasVariado
Baseado em Fatos SurreaisHistórias de vida surreais
Depois das 19Notícias
AfroPaiPaternidade Negra
Lado BlackSociedade
Castálio PodCastVariado
NerdCast - Jovem NerdCultura Nerd
AntiCastVariado
Pizza de DadosData Science
Não ObstanteFilosofia
ResumoCastResumo de livros
Data HackersData Science
DevNaEstradaProgramação/Carreira

Podcasts em inglês

PodcastTema
The freeCodeCamp PodcastCarreira/Programação
/dev/hellProgramação
changelogProgramação
Learn to code with meCarreira/Programação
Software Engineering RádioProgramação
HanselminutesProgramação
CppCastProgramação
Data StoriesProgramação
embedded.fmProgramação
Programming ThrowdownProgramação
Python BytesProgramação
Soft Skills EngineeringSoft Skills/Carreira/Programação
Coding BlocksProgramação
Software Engineering DailyProgramação
Fullstack RadioProgramação
Arrested DevOpsDevOps
Front End Happy HourFrontEnd
Syntax.Programação
Stuff You Should KnowVariado

Conclusão

Podcasts são uma excelente maneira de se manter atualizado(a), de aprender coisas novas e economizar nosso tempo. Aprecie sem moderação! Escute muito mesmo.

Outra dica para consumo de conteúdo é utilizar RSS, newsletter e outros esquemas para acompanhar os blogs e sites, comentei sobre isso neste artigo “Como se manter atualizado(a) sem o Medium”.

Espero que você tenha encontrado alguns canais maneiros e que aproveite bem todo este conteúdo.

Back to Blog

Related Posts

View All Posts »

Problemas ou armadilhas de sermos autodidatas

Ser autodidata esconde problemas e armadilhas que podem nos atrapalhar bastante. Problemas esses que eu senti na pele e gostaria de compartilhar contigo para que você não passasse por isso.

Como criar um podcast

Reuni as dicas que segui desenvolvendo o meu conteúdo em um artigo para você criar um podcast bem maneiro!