· carreira  · 3 min read

Desenvolvedor Front End Iniciante: Trilha/Guia de estudos

Trilha/Guia de estudos para Desenvolvedores Front End iniciantes.

Muitos iniciantes se perdem ao procurar o que aprender para iniciar a carreira como Front End(Ainda mais com 1 bilhão de ferramentas aparecendo e sumindo todo dia). Pois bem, eu montei essa trilha de estudos para me organizar melhor. Então, se você também está procurando conteúdo para aprender sobre Front End é só coletar as coisas que acha importante e bora estudar!

O guia de estudos para o Desenvolvedor Front End

Encontrei, a um tempo atrás, um excelente artigo que está sendo essencial para meus estudos, virou uma trilha de estudos pra mim, que não sabia por onde começar ou o que fazer. O artigo foi esse aqui  do Leandro Oriente.

O artigo lá é completaaaasso e aqui vou deixar só um pouco da minha experiência em busca do conhecimento por ele proposto.

Cursos

Vale a pena investir em cursos presenciais ou vídeo aulas, porém eu curto mais vídeo aulas! Tem muito conteúdo gratuito na internet, seja no Youtube ou sites sobre o assunto. Eu só invisto em curso pago se, realmente, não tiver conteúdo bom de graça (Não sou pão duro, é que ainda não sou rico e pra ficar rico tem de economizar… ;P). Porém, se você não encontrou conteúdo bom free, vão alguns nomes pagos que eu conheço e são muito bons:

HTML e CSS

Eu já sabia HTML e CSS desde 2010, então só fiz uma atualização pro HTML5 e CSS3:

Lógica de Programação

Base pra você conseguir programar, se você não sabe lógica eu recomendo o curso da Softblue de Lógica de Programação(E no site deles também tem um curso completão sobre SQL). Fora isso, seria maneiro baixar a apostila de lógica do site da Caelum.

Javascript

Confesso que no começo eu não gostava muito desse barato não, mas com o tempo acabei curtindo e estou até me aprofundando mais pra tentar gostar(Não é igual Python né, mas…):

Depuração

Quem trabalha com Front tem que usar o Browser como seu depurador, é nele que você vai descobrir os erros de JS, CSS e é com ele que você acessa os sites que curte e analisa o código fonte para aprender a técnica que usaram para aquela determinada funcionalidade que você curtiu. É só você clicar lá em ferramentas, no seu navegador, e localizar as ferramentas do desenvolvedor ou algo do tipo. (No Chrome e no Firefox pressione F12).

Software de Edição de Imagens

Você não precisa dominar dos efeitos ou das artes ocultas do Photoshop, por exemplo, mas você precisa saber pegar medidas, cores, recortar uma imagem aqui, um logo ali…

Noções de outras áreas

No artigo do Leandro ele diz que é necessário conhecer outras áreas e eu concordo plenamente com isso. Você precisa entender como as outras áreas funcionam para não atrapalhar ou não se perder na sua própria aplicação. Com esses Skills já dá pra conseguir alguma coisa. Procure fazer uns trampos para pessoas conhecidas só pra desenvolver suas habilidades e aprender um pouco mais. Depois dessas habilidades será necessário se aprofundar mais e estudar o seguinte:

PerformanceSEO, Compiladores CSSConhecer alguma linguagem Back EndVirar ninja em JS e…

Claro que sempre tem algo a mais que você vai precisar aprender, mas tudo no seu tempo. Cuidado para não tentar aprender tudo de uma vez e acabar como eu em 2012, não aprendi quase nada – Depoimento de um menino que tentou aprender programação em 10 dias e quebrou a cara.

Curtiu?

Deixa seu comentário e se tiver alguma dica para me ajudar e a quem leu esse post, deixa ai também! Valeu!

Back to Blog

Related Posts

View All Posts »