· recomendacoes  · 2 min read

Engenharia de software no Google, recomendação de livro

Uma pequena recomendação do livro Software Engineering at Google depois de uma leitura bem satisfatória.

Uma pequena recomendação do livro Software Engineering at Google depois de uma leitura bem satisfatória.

Este artigo é uma recomendação de livro que li recentemente chamado Software Engineering at Google: Lessons Learned from Programming Over Time (Engenharia de software no Google: Lições aprendidas com a programação ao longo do tempo), infelizmente não encontrado em português.

O preço do livro é bem alto, em comparação com os da Casa do Código, por exemplo, porém vale cada centavo e não é o livro que pessoas iniciantes precisam ler. Para pessoas iniciantes recomendo essa lista de leitura: livros que todo(a) programador(a) iniciante deveria ler. E, para pessoas que desejam focar em aprender mais sobre engenharia de software em português, temos essa outra lista: os caminhos da Engenharia de Software: o que estudar.

A versão Kindle do livro está acima dos 80 reais sem promoção neste link e a física acima dos 300 CONTO neste link. Se você possuir incentivo da firma para estudar, a hora de gastar é essa!

Agora vamos ao review!

Eu nunca gostei de ler livros em que sua premissa é explicar como uma organização funciona ou mesmo como tentar ser igual aquele time dos sonhos. Acho isso uma abordagem ruim, uma vez que cada empresa, produto ou time tem suas peculiaridades e por isso precisamos focar em copiar coisas boas, mas não tentar ser igual a ninguém.

Porém este livro me surpreendeu bastante, uma vez que seu foco não foi dizer como o Google é maravilhoso em suas práticas, mas mostrar coisas legais de engenharia de software que são aplicadas na empresa e como isso é feito por lá.

Além do mais, são apresentados diversos cenários onde as coisas deram erradas e o que a empresa aprendeu com esses cenários e o que podemos fazer para evitar esses momentos.

Acho que a parte mais legal deste livro é o fato dele cobrir todas as pontas de uma organização focada na construção de softwares que vão durar no ar durante anos (apesar do Google possuir diversos produtos deprecados, como podemos ver no Killed by Google). Não somente aspectos técnicos, mas sobre compartilhamento de conhecimento, liderança, cultura e até mesmo diversidade.

Acredito que, por estes motivos, eu posso recomendar com muita confiança a leitura deste livro para pessoas que desejam aprender boas práticas de engenharia de software, assim como para pessoas que querem construir organizações com boas práticas que irão garantir produtos de sucesso no ar por mais tempo.

Back to Blog

Related Posts

View All Posts »