· frontend  · 4 min read

Interfaces like a boss!

Como organizar e desenvolver uma interface

É amigo, teve um tempo em que modificar um registro no banco de dados era a coisa que eu achava mas incrível do mundo, gerar um relatório em PDF com PHP então… Nem se fale! Porém, hoje, o que eu curto mesmo é desenvolver interfaces e trabalhar no Browser com JavaScript. Só que criar interfaces não é só sair desenhando no Browser com HTML e CSS, depois colocar umas ações legais com o JS… Tem de planejar a interação, tem de pensar o que vai fazer, senão o que fizer agora, vai se tornar sua dor de cabeça mais pra frente! Pensando nisso segue umas dicas maneiras pra não se enrolar todo na hora de desenvolver uma interface.

Começando: Os 3 principais elementos da Interface

Exemplo de estrutura da interface

Lembre-se de identificar os principais elementos da interface:

  • Topo
  • Conteúdo
  • Rodapé

Você já deve ter reparado que, acho que todos, os sites na Web possuem um Topo, onde normalmente vai o Logo, os menus, depois vem o conteúdo com o conteúdo propriamente dito e por fim tem o rodapé, onde a galera coloca o Copyright, dados da empresa/site, contato, etc. Identifique isso e separe. Vai ajudar muito. Ex.:

<header>Topo</header>
<div id="”content”">Conteúdo do Site</div>
<footer>
  Rodapé
  <footer></footer>
</footer>

Separe marcação, estilos e ações

Já deve ser uma boa prática sua separar o HTML em um arquivo, o CSS em outro e o JS em outro né? Se a resposta foi não,é bom dar uma estudada nisso, pois são boas práticas de desenvolvimento e vão te ajudar muito. As vezes acontece de uma página, ou mais, possuírem estilos próprios que só serão aplicados a elas. Para esses casos nós criamos um arquivo CSS que só será carregado nela. Ex.: contato.css, localizacao.css, por ai vai. Porém, tudo o que for repetido em todas as páginas deixe no arquivo principal.

Organização do código

Sempre comente seu código, isso faz bem pra saúde. Imagina depois de 1 ano você precisar refatorar uma interface! Você pode ficar louco tentando decifrar o que pensava antes… ;D - Quero ver lembrar o que você fez! Eu não lembro nem o que eu fiz ontem.

CSS

Usar um Reset CSS vai ajudar muito a fazer com que sua interface seja igual em todos os navegadores (Talvez não no IE! Brincadeira).

Tente abreviar suas declarações CSS.

Ao invés de:

margin-top: 2px;
margin-right: 3px;
margin-bottom: 5px;
margin-left: 9px;

Faça:

margin: 2px 3px 5px 9px;

Divida seu CSS em sessões.

/*------------------------------
Reset, corpo da página, estilos padrões
para listas, parágrafos, etc.
------------------------------*/
/*------------------------------
Estilos de títulos
------------------------------*/
/*------------------------------
Estilos de texto
------------------------------*/
/*------------------------------
Navegação
------------------------------*/
/*------------------------------
Forms
------------------------------*/
/*------------------------------
Cabeçalho
------------------------------*/
/*------------------------------
Corpo
------------------------------*/
/*------------------------------
Rodapé
------------------------------*/

Primeiro aqui, depois ali, em seguida lá…

Durante o desenvolvimento vá codificando por partes. Faça todo o topo, depois faça o conteúdo, depois o rodapé. Durante o desenvolvimento do Topo, se tiver um menu, faça a estrutura do topo e depois o menu e posicione-o no lugar ceto, em seguida vá pro conteúdo e assim por diante.

Testes

Durante o desenvolvimento vá testando o que fizer em todos os navegadores, isso vai agilizar bastante. Imagine, depois de ter feito toda a interface e deixado ela perfeitinha você abre no IE e está tudo quebrado! Putz… Ai você modifica só um pouquinho pra funcionar no IE e quando abre em outro navegador já não está mais do jeito que tinha deixado… Que maravilha né?

Bônus

Que tal testar a velocidade do seu site?

Dá pra fazer isso aqui ou aqui.

Quer testar o site na versão mobile?

Fora as ferramentas dos Browsers, tem esse site, que também é maneiro.

Tem um templatezinho maneiro em HTML5 que ajuda, também, na hora de criar a estrutura do site, é o HTML5Boilerplate.

Sempre pense em performance, SEO, Cross Browser, Acessibilidade, Usabilidade e esses termos que você tem ouvido falar muito ultimamente - Eu sei que tem ouvido sim! - pois são itens extremamente necessários para uma boa interface funcionar legal.

Se você tem mais alguma outra dica comenta ae! ;D

Back to Blog

Related Posts

View All Posts »

O que é e para que serve debounce em JavaScript

Uma dica importante de performance em JavaScript quando estamos trabalhando em aplicações web ricas ou as famosas SPAs. O debounce é muito útil e importante no universo JavaScript, por isso confira este texto e os exemplos até o final.