Como configurar o Windows para desenvolvimento frontend

Como utilizar o Windows e as ferramentas de trabalho de frontend, como a linha de comando, Nodejs, Git, SSH, etc sem dor de cabeça

Se este conteúdo te ajudar, considere apoiar meu trabalho através do Apoia.se

Quando comecei no desenvolvimento de software, meu ambiente de programação era o Windows. Na época o Windows XP com Wamp, Notepad+ e Cmder. Se você não conhece nenhuma dessas ferramentas, não se preocupe, só comentei para ativar a nostalgia em algumas pessoas.

O melhor setup que encontrei para trabalhar com programação foi o ambiente Linux, Sublimetext e as ferramentas específicas da linguagem de programação em que eu estivesse programando naquele momento. Fosse PHP, Python e depois o Node.js.

Fiquei com essas ferramentas durante muitos anos, pois é o que melhor funciona com tudo o que uso no dia a dia, mas hoje o Windows 10 veio para me surpreender. A possibilidade de utilizar ferramentas UNIX dentro do próprio Windows, sem precisar de um VirtualBox da vida é algo muito bom, a integração do WSL2 com VS Code está LINDA e explico o porque e como estou utilizando logo abaixo.

Hoje o meu ambiente de trabalho é, em sua maior parte do tempo, focado em JavaScript para frontend. E recentemente precisei voltar ao Windows por ser a melhor ferramenta para trabalhar com streaming na Twitch. Sério, mesmo se você for uma pessoa tão focada no open source como eu, o Windows me surpreendeu muito e é útil no meu fluxo de trabalho hoje em dia.

Vamos ao que interessa, que é a configuração que estou utilizando para trabalhar com frontend.

Editor de textos permalink

Independente de qual sistema operacional eu estiver, o meu editor de textos hoje em dia é o VS Code.

Editor de textos VS Code

Hoje, dentro do sistema operacional da Microsoft, talvez faça ainda mais sentido que eu esteja utilizando este editor, pois a integração com o ecossistema está extremamente funcional e útil.

Eu costumo utilizar o editor da maneira como baixamos do site: code.visualstudio.com. Mas você pode instalar extensões que achar que precisa.

Do modo como ele vem, já tem tudo o que eu preciso para trabalhar com JavaScript, React, React Native, Nodejs, Git e até o GitHub.

Terminal permalink

Durante uma live, o Guilherme Vieira, do perifaCode e Tecnogueto, recomendou que eu passasse a utilizar o terminal do Windows no lugar de utilizar o terminal do Ubuntu, que eu estou utilizando via WSL.

Se você não conhece o WSL, é uma maneira de rodar o kernel Linux dentro do Windows. Então eu posso aproveitar tudo o que o Windows me proporciona e ainda as facilidades e boas práticas com o Linux.

Depois que comecei a utilizar ele, achei melhor do que o direto do Ubuntu (dentro do Windows), porque é mais fluido e integra com todo o resto que utilizamos no sistema.

Windows Terminal

Inclusive o Windows Terminal é open source e você pode ajudar o desenvolvimento da ferramenta: github/microsoft/terminal.

WSL e Code permalink

Como eu comentei anteriormente, a integração do VS Code e WSL está algo maravilhoso, pois explico o porque.

Quando você pega o Windows 10 totalmente zerado, o que precisa fazer é instalar o WSL2 e o Ubuntu (que pode ser adquirido diretamente da loja de aplicativos do sistema, clicando aqui).

Depois instale o VS Code e o Windows Terminal. Pronto!

Agora, ao abrir o Ubuntu via Windows Terminal, você pode rodar o seu Git (que pode ser instalado como você instala no seu ambiente Linux normalmente) e baixar os seus projetos. Acesse a pasta do projeto e execute o comando code .. O VS Code será aberto com uma conexão direta com o WSL e você pode trabalhar normalmente, como se estivesse em um Linux nativo e feliz da vida.

Editor de textos VS Code com o WSL ativo

Se precisar de ajuda para rodar o Node.js via NVM, venha neste artigo que tem tudo o que você precisa: configurando o ambiente de desenvolvimento fullstack JavaScript.

Ferramentas de linha de comando permalink

Algo que super recomendo a utilização, quando se trata de trabalhar com linha de comando, é utilizar o ZSH e o oh-my-zsh, que traz uma quantidade expressiva de comandos legais para agilizar o nosso fluxo de trabalho.

Com o uso de WSL e Ubuntu, basta abrir o Windows Terminal, acessar o Ubuntu e rodar o apt install zsh e depois seguir o oh-my-zsh.

Conclusão permalink

É sério, tudo o que você precisa para trabalhar com programação, especificamente com Nodejs e frontend, no Windows, é da instalação do WSL, VS Code e Windows Terminal. Todo o resto você pode fazer normalmente como se estivesse em qualquer ambiente Linux, que normalmente é o nosso padrão para desenvolvimento de software.

Porém algo é extremamente importante quando se fala de Windows, lembre-se de manter o seu sistema operacional atualizado, fazer limpeza quando sentir que está começando a ficar lento e, se preciso, utilize configurações focadas em performance.

O Windows 10 está muito rápido. Eu nem reclamei das atualizações, pois a velocidade de reboot foi fantástica. Então sim, hoje em dia eu recomendaria o uso de Windows para trabalhar com programação. Dou o braço a torcer dessa vez (só hoje, ein).

O uso de WSL também não substitui o uso do Docker. Uma coisa não tem há ver com a outra, ok?

Espero que este artigo te ajude, principalmente se for meu aluno ou minha aluna no curso de frontend. E caso realmente tenha sido útil, compartilhe por aí!

Este conteúdo te ajudou? permalink

Se eu consegui te ajudar, considere contribuir com o meu trabalho através dos links abaixo.

Qualquer valor é muito bem vindo e os apoios começam a partir de 1 real. Apoiar via Apoia.se Apoiar via PayPal