· comunidades  · 5 min read

Devolva para as comunidades

Todos os dias usamos as comunidades e coisas que as comunidades criam e, sem perceber, não retribuimos isso.

Todos os dias ficamos devendo para as comunidades e nem percebemos isso.

Utilizamos Softwares Open Source (VIM, Atom, VS Code) para editar nossos códigos fonte, para navegar na internet (Firefox, Chromium), escrevemos códigos para rodar em plataformas abertas, buscamos respostas em foruns… Enfim, são muitos os casos em que as comunidades nos ajudam, mas será que estamos retribuindo isso de alguma maneira ou estamos deixando passar a oportunidade de contribuir com a vida das pessoas?

Comunidades são legais

Eu amo comunidades. Gosto de tudo que envolva trabalhar com pessoas e mudar a vida delas, usando tecnologia e desenvolvimento então? Acho ótimo!

Desde os primórdios do meu encontro com Tecnologia da Informação eu conheço, uso e abuso do que a comunidade pode nos proporcionar.

Quando decidi trabalhar como Dev Front End busquei ajuda na internet e achei esse guia do Leandro Oriente, em seguida fui atrás de mais apoio no grupo Front End Brasil, mas antes disso eu já havia buscado ajuda em outro grupo, o PHP Brasil, sobre como me tornar Desenvolvedor de Software, só que bem antes disso eu já participava de comunidades de Software Livre e Linux no Orkut e mais pra trás ainda eu recebia emails de grupos via mailing list sobre Ubuntu Linux (coisa tão velha que eu não consegui recuperar meu email dessa época pra poder mostrar nesse post).

As comunidades sempre estiveram presentes na minha vida e, você sendo desenvolvedor ou não, elas sempre estiveram na sua também!

Como eu tento ajudar

Hoje eu tento retribuir o que eu absorvi das comunidades através de iniciativa como os Grupos de Estudos, Mentoria, compartilhar minha maneira de trabalhar e o que sei escrevendo nesse Blog.

Tento compartilhar o que acho útil para outras pessoas e incentivar quem tem iniciativas abertas e mesmo assim, ainda me sinto em dívida com quem me ajuda todos os dias de alguma maneira e gostaria de contribuir mais.

Como você pode contribuir com as comunidades

Talvez, com esse relato, você se animou um pouco com o que as comunidades fazem e quer contribuir, então como fazer isso?

Ajudando Blogs

  • Sabe aquele post que te ajudou a solucionar um problema?

Compartilha ele. Você estará ajudando e incentivando a pessoa que escreveu e ainda vai ajudar outra pessoa que possa estar passando pelo mesmo problema que você.

  • Sabe esse mesmo post que te ajudou?

Comenta o quanto ele te ajudou. Quem contribui gosta de receber feedbacks. É muito motivador saber que o que falamos está sendo útil pra alguém.

  • Você achou algo errado em um post?

Comenta sobre isso e de alguma dica de como melhorar o artigo ou como corrigir o erro que você encontrou. Uma correção ortográfica já ajuda muito!

Foruns

  • Responder a dúvida de uma pessoa nos foruns ajuda bastante. Foram respostas cheias de conteúdo legal e boas argumentações que me ajudaram a aprender o que sei hoje em dia.

Você não manja muito?

Não tem problema. Talvez você consiga ajudar mesmo assim. A pessoa pode estar perdida por não saber como pesquisar sobre o assunto, se você conseguir achar uma resposta legal pra essa pessoa, compartilha!

Claro que você não pode dar tudo fácil assim, devemos incentivar as pessoas a aprenderem por conta, então pode ser interessante você dizer pra essa pessoa sobre o que pesquisar. Quantas vezes estamos perdidos por não saber como procurar determinado problema na internet?

  • Compartilhe dicas nos grupos.

Sabe aquele artigo que te ajudou?

Que tal compartilhar com os grupos e dizer como ele lhe foi útil?

  • Compartilhe vagas ou dicas sobre isso.

Os grupos estão lotados de gente procurando emprego, mentoria ou apoio do tipo.

Compartilhe vagas que você achou interessante, procure apoiar alguém.

Você pode adicionar uma pessoa que fez uma pergunta nas redes sociais e tentar ajudar essa pessoa.

A maneira que eu mais aprendi, foi quando eu comecei a compartilhar no Blog e participar de forma ativa nas comunidades.

E, de quebra, você pode fazer bons amigos.

Projetos Open Source

O mesmo se aplica aos projetos Open Source.

Você não precisa ser um ninja do código e ir lá modificar tudo ou resolver todas as issues de um repositório.

Compartilhar esse repositório nos foruns, ajudar a melhorar a documentação desse projeto e levantar ideias para possíveis melhorias é uma grande ajuda!

Da uma olhada nesse outro post sobre como contribuir para projetos Open Source mesmo sendo iniciante.

Ajude as pessoas pelas pessoas, não por fama

Ajude pessoas sem pretenção de ficar famoso nas comunidades por isso, não queira sair por cima com projetos bonitinhos ou só contribuir naqueles cheios de estrelas. Ajude de coração.

Tem projetos simples que são excelentes locais para você aprender alguma coisa sem pretenção de virar o próximo super palestrante famosão das galáxias.

Antes de ajudar alguém aprenda a controlar o ego, pois ele pode crescer - somos humanos e sujeitos a falhas - e aprenda a usar sua empatia. Se coloque no lugar de quem precisa e faça por eles.

Pessoas são incríveis e você pode aprender muito com elas.

No final você sempre vai ganhar algo, seja um agradecimento, mais motivação para continuar ajudando ou aprender algo legal. Se você ficar “famoso” por isso, é só consequência por você manjar do que faz.

Espero ter te motivado a contribuir em melhorar a vida das pessoas com atitudes simples. Então vai lá mudar o mundo de alguém!

Back to Blog

Related Posts

View All Posts »