· ferramentas  · 2 min read

Usando o Sublime Text

Utilizando o Sublime Text para Desenvolvimento Web Front End

O Sublime Text é um editor de texto maneiro que uso a algum tempo para desenvolvimento Web. Ele é muito leve, extremamente personalizável e dá para instalar uns plugins maneiros para aumentar sua produtividade ou simplesmente deixar ele com algumas firulinhas… ;)

No começo eu curti ele só por causa do tema - Sério, só por causa da cor do tema padrão mesmo… -  depois eu comecei a gostar dele por que é desenvolvido em Python - Eu amo Python (A linguagem de programação! Não vem me zoar com negócio de cobra!) -, é multi plataforma e mais um monte de atributos. Conheça melhor clicando aqui.

Alguns atalhos e configurações que eu uso

Para abrir um diretório clique em Folder -> Open Folder.

Para deixar os seus arquivos na lateral, clique em View -> Side bar, tem a opção de aparecer ou ocultar ali. Também dá para ocultar os arquivos abertos por ai. Se quiser pressione CTRL+B, funciona do mesmo jeito. ;)

Para navegar entre os arquivos do diretório que estiver aberto: CTRL + P.

Eu gosto do Minimap, mas se você não quiser ele, então clique em View -> Hide Minimap.

Se você tiver uma tela grandinha, dá para abrir vários arquivos ao mesmo tempo dividindo o Sublime em colunas clicando em View -> Layout e selecionando a opção que lhe agradar.

Se quiser localizar alguma linha ou palavra use o CTRL+F e se quiser trocar uma linha ou palavra por outra use o CTRL+H.

Comentar um bloco de códigos: CTRL + ;(Serve para qualquer linguagem).

Deletar uma linha inteira: CTRL+SHIFT+K.

Para adicionar um Lorem Ipsum, basta digitar lorem, pressionar TAB e ele já preenche.

Se você selecionar um bloco de código e fechar o editor, quando você abrir ele de novo, o bloco continua selecionado! Ele continua de onde você parou. É o auto save.

Se você quiser editar várias linhas ao mesmo tempo faça o seguinte: Deixe o cursor na primeira palavra e pressione o CTRL, então vá clicando nas outras palavras, em seguida basta editar e a mágica acontece. Tudo vai sendo alterado conforme a primeira.

Tudo o que você pode fazer no Sublime você encontra aqui.

Se você tiver alguma dica maneira, comenta ae!

Back to Blog

Related Posts

View All Posts »

A história da profissão frontend

Há muito tempo atrás nascia uma profissão, a profissão frontend. A história por trás disso é contada de diversas maneiras, então eu decidi reunir tudo isso em um local só. Vem comigo conhecer um pouco sobre essa profissão maravilhosa!

Introdução ao terminal

Uma introdução ao terminal. Sua história, a diferença entre utilizar interface gráfica e utilizar o terminal e comandos iniciais.