· ferramentas  · 2 min read

Usando o Sublime Text

Utilizando o Sublime Text para Desenvolvimento Web Front End

O Sublime Text é um editor de texto maneiro que uso a algum tempo para desenvolvimento Web. Ele é muito leve, extremamente personalizável e dá para instalar uns plugins maneiros para aumentar sua produtividade ou simplesmente deixar ele com algumas firulinhas… ;)

No começo eu curti ele só por causa do tema - Sério, só por causa da cor do tema padrão mesmo… -  depois eu comecei a gostar dele por que é desenvolvido em Python - Eu amo Python (A linguagem de programação! Não vem me zoar com negócio de cobra!) -, é multi plataforma e mais um monte de atributos. Conheça melhor clicando aqui.

Alguns atalhos e configurações que eu uso

Para abrir um diretório clique em Folder -> Open Folder.

Para deixar os seus arquivos na lateral, clique em View -> Side bar, tem a opção de aparecer ou ocultar ali. Também dá para ocultar os arquivos abertos por ai. Se quiser pressione CTRL+B, funciona do mesmo jeito. ;)

Para navegar entre os arquivos do diretório que estiver aberto: CTRL + P.

Eu gosto do Minimap, mas se você não quiser ele, então clique em View -> Hide Minimap.

Se você tiver uma tela grandinha, dá para abrir vários arquivos ao mesmo tempo dividindo o Sublime em colunas clicando em View -> Layout e selecionando a opção que lhe agradar.

Se quiser localizar alguma linha ou palavra use o CTRL+F e se quiser trocar uma linha ou palavra por outra use o CTRL+H.

Comentar um bloco de códigos: CTRL + ;(Serve para qualquer linguagem).

Deletar uma linha inteira: CTRL+SHIFT+K.

Para adicionar um Lorem Ipsum, basta digitar lorem, pressionar TAB e ele já preenche.

Se você selecionar um bloco de código e fechar o editor, quando você abrir ele de novo, o bloco continua selecionado! Ele continua de onde você parou. É o auto save.

Se você quiser editar várias linhas ao mesmo tempo faça o seguinte: Deixe o cursor na primeira palavra e pressione o CTRL, então vá clicando nas outras palavras, em seguida basta editar e a mágica acontece. Tudo vai sendo alterado conforme a primeira.

Tudo o que você pode fazer no Sublime você encontra aqui.

Se você tiver alguma dica maneira, comenta ae!

Back to Blog

Related Posts

View All Posts »

Trabalhando com repositórios remotos - Git e GitHub

No dia a dia utilizamos servidores para armazenar nosso repositório Git. Neste artigo vamos aprender a criar repositórios remotos no GitHub e também criar repositórios locais e depois subir par ao servidor.