· infraestrutura  · 3 min read

URL ou URI, qual a diferença?

Qual a diferença quando falamos URL ou URI?

Essa dúvida já passou pela cabeça de muita gente e creio que se você é iniciante e já ouviu esses termos alguma vez também deve estar se confundindo. É normal essa confusão no começo, afinal você cria aplicações para consumir API’s ou constrói/melhora API’s o tempo todo no seu dia-a-dia, então você escuta esses termos direto.

Mas afinal, qual a diferença entre URL e URI?

O Protocolo HTTP

Não da para abordar o assunto URI, URL, URN sem explicar um pouco sobre o HTTP. Se você já manja sobre HTTP, pode pular para a parte de URL.

O protocolo HTTP é um conjunto de regras de transmissão de dados que permitem que máquinas com diferentes configurações possam se comunicar com um mesmo “idioma”. A especificação do Protocolo você encontra aqui e o conhecimento sobre o assunto vai mais além, envolvendo Verbos, Cabeçalhos HTTP, etc.

Esse protocolo é baseado em requisição e resposta entre client e server. Quando o client (Ou user agent) solicita um recurso na internet ele envia um pacote de dados com cabeçalhos (Headers) a um URI (Ou URL) e o destinatário (Provavelmente um Servidor) vai devolver uma resposta que pode ser um recurso ou outro cabeçalho.

Para ver como tudo isso acontece faça o seguinte:

Abra uma nova aba no seu navegador - No meu exemplo estou usando o Chrome e vou acessar o Google -, pressione F12 ou abra as Ferramentas de Desenvolvedor e clique em Network e acesse um site qualquer. Você vai reparar que serão baixados alguns arquivos, clique em qualquer um e clique em headers. Vai aparecer algo igual a isso:

"Headers no Google Chrome"

Ali você consegue identificar o endereço remoto (173.194.118.197:443), a URL que foi requisitada, o método que foi utilizado (GET), o Status Code (200 - OK) e mais um monte de informação - Incluindo os cabeçalhos da resposta (Response Headers).

E é assim que acontece a comunicação. No momento não vou aprofundar no Protocolo HTTP para voltarmos ao foco do post, porém vou citar mais algumas coisas legais na próxima postagem. ;)

URL – Uniform Resource Locator

Em português: Localizador de Recursos Universal e como o próprio nome diz, se refere ao local, o Host que você quer acessar determinado recurso. O objetivo da URL é associar um endereço remoto com um nome de recurso na Internet.

Exemplo de URL

  • woliveiras.com.br
  • woliveiras.org
  • woliveiras.xxx

Ou seja, acessando esses endereços você cai no servidor onde está minha página - Só exemplo - e o servidor vai se encarregar de processar sua solicitação.

A URL é parte da URI.

URN – Uniform Resource Name

Em português: Nome de Recursos Universal é o nome do recurso que será acessado e também fará parte da URI.

  • home.html
  • contato.php
  • servicos.html

É comum associarmos URN a página que estamos acessando.

Outro ex.: /api/v01/exemplo/usuarios

URI – Uniform Resource Identifier

Em português: Identificador de Recursos Universal, como diz o próprio nome, é o identificador do recurso. Pode ser uma imagem, uma página, etc, pois tudo o que está disponível na internet precisa de um identificador único para que não seja confundido.

Exemplos de URI

Pra ficar mais fácil de entender, pois sei que deve ter dado um nó agora:

A URI une o Protocolo (https://) a localização do recurso (URL - woliveiras.com.br) e o nome do recurso (URN - /desenvolvedor-front-end/) para que você acesse as coisas na Web.

Alguma dúvida ou dica para melhorar o post? Comenta ae!

Back to Blog

Related Posts

View All Posts »