Ouça meu podcast

Minificar pra que? Uma breve explicação

— 2 minutos de leitura

Editar este artigo

Quando você escreve um código fonte JS, com certeza, deixa alguns espaços em banco dando tabs para identar, coloca alguns espaços entre comentários, nomes de variáveis que são extremamente legíveis e fáceis de entender e por ai vai... Deixa tudo uma belezura.

Para deixar os scripts mais leves permalink

Os comentários e tabulações não contam pra que o script funcione e deixar isso lá só torna seu arquivo mais pesado e para o CSS isso também se aplica. Então é para deixar esses scripts mais leves é que minificamos.

Pra uma pessoa com internet boa, navegador atualizado e utilizando o PC, não parece ter diferença - Apesar de ter sim. Porém pra quem usa a amada tecnologia do 3G navegando pelo Celular ou Tablet, 50kb fará muita diferença.

Afinal o que é Minificar permalink

Minificar é remover os espaços desnecessários, tabulações, comentários, etc. - Por isso eu falei sobre os 50kb - Da pra fazer usando plug-ins nos editores de código ou sites onde colamos nosso código e ele remove tudo.

Porém isso tudo é bem chato viu... Ficar fazendo isso cada vez que você desenvolver um projeto ou modificar alguma coisa se torna um pé... E é por isso que usamos os automatizadores pra agilizar essa tarefa. – Recomendo que de uma olhadinha no Gulp.

Performance permalink

Depois de minificar faça alguns testes de performance em sua aplicação e comprove a excelência dessa prática. Você irá curtir demais.

Minificar os seus scripts não é a única salvação permalink

Sim, se você minificar seus arquivos e deixar as bibliotecas de terceiros (JQuery, Bootstrap, etc) inteiras lá a aplicação vai continuar pesadinha... Com certeza eles já te entregam os arquivos prontos - São aqueles arquivinhos .min - , basta usar eles. ;D

E ai, você tem minificado? Se usa algum plugin no editor ou módulo no Grunt ou Gulp, maneiro pra isso comenta ai, vai ajudar muito.

Este conteúdo te ajudou? permalink

Se eu consegui te ajudar, considere contribuir com o meu trabalho através dos links abaixo.

Qualquer valor é muito bem vindo e os apoios começam a partir de 1 real. Apoiar via Apoia.se Apoiar via PicPay Apoiar via PayPal