· infraestrutura  · 4 min read

Meu contato com o Linux e por que você deveria testar

Por que usar Linux? Como começar com Linux?

Depois de ler o artigo do Daciuk sobre Como ser um dev frontend usando Linux, decidi comentar como foi minha experiência no mundo Linux.

Minha história com Linux começou quando eu conheci o Kurumin Linux - Sim, eu sou tiozinho com esse S.O. cara. Na época eu trabalhava com Infraestrutura e fazia manutenção de micros. Acabei lendo em algum lugar que eu precisaria manjar de Linux para ser um profissional mais completo. Pois bem… Eu fui aprender sobre o danado!

Linux

Desde lá passei por várias distros como Debian, Arch, Fedora, OpenSUSE, Ubuntu (Que eu uso atualmente), ElementaryOS e alguns que eu nem lembro o nome! E nesse artigo vou tentar te orientar um pouco sobre esse mundo maneiro do Open Source e do Software Livre ou Free.

Open Source, Livre, Gratuito, qual a diferença?

Daria pra escrever uma Bíblia sobre o assunto, mas é melhor você dar uma lida nesse artigo e olhar esse site para entender sobre o assunto.

Eu e quase 100% dos usuários de Linux, não usamos linux simplesmente por podermos baixar e utilizar as Distribuições de graça, - Se um Software é bom e funcional a gente paga por ele também! Tá tirando??? - mas pela estabilidade e, muitas vezes, pela praticidade em utilizar algumas coisas de Desenvolvimento ou simplesmente por ser mais leve em Hardware antigo.

Eu gosto do Open Source por que sou livre para editar o meu Sistema Operacional a vontade e a comunidade é show!

O que é uma “Distro” (Distribuição Linux)?

A Distro é um conjunto do core Linux com alguns softwares formando o Sistema Operacional que você vai utilizar. No exemplo dos nomes que eu sitei temos algumas das principais Distros do mercado atual, fora o Mint e Ubuntu Gnome.

E por que eu deveria usar Linux então?

Se você é Desenvolvedor, use pelo conhecimento da arquitetura do Sistema Operacional que, muitas vezes, será usado nos servidores que vão armazenar sua aplicação. Com o Linux você pode conseguir ser mais produtivo. - Claro que se você é produtivo no Windows e quer continuar, não tem problema, mas por que não testar outro? Vai que…

Se é Usuário comum, pelo simples fato de sair da pirataria! Instala Ubuntu, abre o Chrome e fica no Facebook o dia inteiro, igualzinho você faz no seu Windows pirata cara…

Eu não sou Xiita e não vou falar pra você ir de vez para Linux se você descobrir que não pode por algum motivo, como um Software que só funcione em Windows ou Mac ou alguma coisa do tipo, Hardware, ou mesm por que você não quer… Simplesmente não migre… Porém, é como eu disse, não custa testar, pois é mais conhecimento adquirido.

Você deve vir para esse lado da força se se sentir confortável testando o S.O. e nada te atrapalhar.

Temos de ser razoáveis… Fazer gambiarra pra um software funcionar só pra dizer que usa Linux seria bobagem.

Se você se sentir forçado a usar Linux, então já está quebrando o sentido do incentivoao teste. É para usar Linux para ser livre!

Como começar com o Linux?

Pesquise no Googlis sobre as distribuições disponíveis no mercado e como cada uma é utilizada. Saiba como elas funcionam e o ciclo de atualizações, Softwares compatíveis (É raro um software que funcione em uma distro não funcionar na outra, porém vai que…), se você não manja de Inglês, veja se tem Documentação em PT-BR.

Eu indicaria Ubuntu para você que é iniciante por N motivos, mas hoje temos muito mais opções para iniciar, então é possível você achar uma e curtir mais pesquisando na net do que eu indicando as que gosto.

Depois veja se seu Hardware é compatível na distribuição que você deseja testar - Eu passei muita raiva para configurar meu Wireless no Debian e no Arch. Mas calma; você não vai se matar para configurar o PC, está tudo no Google! Porém, se você pegar uma distro mais complicada pode se chatear e desistir do teste… Acontece muito com iniciantes.

Para conhecer bastante sobre o assunto será bom dar uma pesquisada em foruns, ler uns artigos ou livros. Eu indico o seguinte:

Se for usar Ubuntu, da uma olhada aqui.

E se quiser um livro maneiro, tem o da Casa do Código que aborda muita coisa e o Guia do Iniciante(Ubuntu) do Orgulho Geek.

Escolhido a Distro, verificado a compatibilidade, aprendeu um pouco… Vai pra cima! Se quiser comece instalando numa máquina virtual para ir conhecendo e testando tudo e quando se sentir confortável parte para o uso no dia-a-dia.

Seja Livre, use Linux! :D

Back to Blog

Related Posts

View All Posts »

Introdução ao terminal

Uma introdução ao terminal. Sua história, a diferença entre utilizar interface gráfica e utilizar o terminal e comandos iniciais.