Ajude a manter o meu trabalho. :pray:

Criando e hospedando seu site de graça no GitHub Pages

Uma opção gratuita, rápida e fácil para criar nosso site e hospedar de graça utilizando o GitHub

Como comentado no artigo sobre ferramentas para construção de sites com JAMstack, o GitHub Pages é uma opção para quem deseja hospedar seu site ou blog estático de graça, com automação do build e deploy contínuo de graça.

Se você não sabe o que é JAMstack, confere este artigo: JAMstack introdução, que é o primeiro da série sobre este assunto.

Neste artigo vamos criar um site simples e hospedar no GitHub Pages. O importante será entender o fluxo e como o GitHub Pages funciona.

Logo do GitHub Pages

Passo a passo

Podemos criar um repositório para hospedar nosso site no GitHub Pages de duas maneiras: criando um repositório normal e adicionando uma branch gh-pages ou da maneira mais fácil que é criando um repositório com o seu nome de usuário ou o nome da sua organização + .github.io no nome do repositório.

Por exemplo: eu possuo o usuário aprendizdev no GitHub, para criar um repositório e hospedar meu site nele, basta criar este repositório com o nome aprendizdev.github.io. O repositório precisa ser público para que isso funcione.

Criando o repositório para o GitHub Pages

Agora podemos baixar o repositório (git clone…), adicionar os nossos arquivos estáticos (HTML, CSS e JavaScript) e subir estes arquivos para o GitHub (git push).

Neste exemplo eu criei um index.html e subi com um texto simples para o meu repositório.

No exemplo eu coloquei o seguinte conteúdo:

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
<head>
    <meta charset="UTF-8">
    <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">
    <meta http-equiv="X-UA-Compatible" content="ie=edge">
    <title>Meu primeiro site no GitHub Pages</title>
</head>
<body>
    <h1>Eu sou um jovem aprendiz</h1>
</body>
</html>

Somente com essa configuração já temos um site no ar. Se entrarmos no domínio aprendizdev.github.io vemos a versão de pé.

Site recem criado no ar

Agora basta subir um tema bonito para o nosso site e pronto! Temos nosso primeiro site hospedado de graça no GitHub Pages.

Como funciona um novo deploy

Tudo o que você enviar para a branch master do seu repositório será automágicamente enviado para produção.

Uma mágica acontecendo

Para que você não suba algo que não deseja “deployar”, crie a branch gh-pages e só faça merge nela quando tudo estiver OK. Ou você também pode criar outra branch (uma branch dev) e só fazer o merge na master quando o trabalho estiver pronto.

Criando a branch gh-pages no GitHub

Se você criar a branch gh-pages via terminal, certifique-se de criar ela como uma branch “orfã” (eu sei, esse nome é bem tosco, mas faz parte do Git), com o seguinte comando: git checkout --orphan gh-pages.

Para maiores informações sobre essa troca de branch, confira aqui: Configuring a publishing source for GitHub Pages.

Se você for utilizar algo diferente do Jekyll ou de um site simples no GitHub Pages, será necessário utilizar um esquema de Continuous Integration, como o Travis: Postando no blog estático direto pelo GitHub com Hexo e Travis CI

Conclusão

Criar nosso site JAMstack e hospedar de graça no GitHub Pages é simples assim: criar um repositório e subir nossos arquivos estáticos para lá.

Caso você tenha algum problema na criação do seu site, me dá um toque aqui nos comentários.

Se você precisar de dicas do que usar para criar seu site, confere o artigo sobre ferramentas que pode utilizar com o GitHub Pages: ferramentas para construção de sites com JAMstack.

Categorias:

Espalhe a palavra!

Compartilhe este artigo nas redes sociais clicando nos ícones.

Deixe um comentário