Participe do grupo no Telegram

Doe livros na comunidade que você participa

Os livros mudam vidas. Doe um livro e mude a vida de alguém na comunidade que você participa

A educação muda vidas. Aprender desenvolvimento de software mudou a minha. Foi através da área de programação e as comunidades que existem para disseminar tecnologias e grupos de estudos (como os meetups) que eu conquistei tudo o que tenho de mais valioso hoje em dia: amigos mais próximos, morar em uma boa região, receber um salário muito legal, ter um e ter passado por empregos bons, presentear minha mãe com coisas que ela diz ter vontade de possuir, mas não tem condições de comprar.

É graças a área de programação e as comunidades que eu fiz a minha primeira viagem de avião e a primeira que não foi para passar alguns dias na casa de parentes (retrospectiva de 2017) e é trabalhando nessa área que eu ainda vou conquistar muita coisa.

Pode parecer singelo ou mesmo social demais o que eu falei até aqui, mas isso é o poder das comunidades… Comunidades estão por aí mudando vidas!

Hoje eu estou aqui para te pedir um favor: doe livros nas comunidades que você participa.

Livros em uma estante

Livros de programação são caros

Para muita gente, gastar 80 reais em um livro não é algo muito pesado no orçamento, hoje em dia também não é alto para mim, porém para uma grande parcela da nossa população ainda é.

Eu decidi publicar meu livro, O Universo da Programação, pela Casa do Código devido ao preço mais acessível, diversos formatos e pelo impacto positivo que o Grupo Caelum tem nas comunidades de desenvolvimento de software.

Se você quiser saber mais sobre o meu livro e os motivos pelos quais eu decidi lançar ele de maneira paga e não gratuita, mesmo sabendo das condições das pessoas do nosso país, confere este artigo “um livro sobre carreira em programação” e este aqui “a pirataria me trouxe aqui”.

Os livros que eu mesmo indico para as pessoas iniciantes no artigo livros que todo programador iniciante deveria ler e os que indico para todos os níveis no livros que todo desenvolvedor de software deveria ler custam entre 61 reais até 233 reais e isso não é muito acessível visto que 80% dos brasileiros têm renda per capita inferior a R$ 1,4 mil, Metade dos trabalhadores brasileiros tem renda menor que o salário mínimo e o seu salário hoje pode ser maior do que o da grande parte da população (o seu salário diante da realidade brasileira).

Os livros ficam jogados na sua casa

Quando compramos livros técnicos de programação, logo eles ficam defasados. Não adiantou comprar um livro de Angular.js, pois logo lançou o Angular 2 e mudou tudo. O mesmo se encaixa para quem aprendeu Java 6 e hoje vai trabalhar com Java 10 ou quem comprou livros de ES5 e hoje vai trabalhar com ES9.

Os livros, infelizmente, perdem o valor técnico com o tempo, a não ser que seja algo extremamente generalista ou que ensine algo muito de base, como estruturas de dados e/ou matemática computacional. Porém estes livros serão revisitados pouquíssimas vezes, uma vez que aprendemos a pesquisar na internet sobre estes tópicos e os livros vão ficando jogados.

Então para quê deixar isso parado lá, se poderia estar nas mãos de alguém que também precisa e não tem condições?

Conclusão

Precisamos aproveitar os espaços públicos das comunidades de desenvolvimento de software para fazer algo importante e impactante na sociedade, que é disseminar educação e informação.

Aproveite que você teve o privilégio de poder comprar um livro e agora utilize isso para mudar a vida de alguém menos privilegiado(a).

Eu sei que a maioria das pessoas que realmente precisam quase não se encontram nos espaços que nós estamos hoje em dia (meetups, grupos de discussão, etc). Mas ainda temos, sim, pessoas que precisam de ajuda para investir em sua educação. Podemos aproveitar algo que não está nos servindo mais para fazer este movimento do bem e criar uma rede apoio para a nossa sociedade.

Doe um livro. Se não conseguir desapegar, procure esquemas com a liderança das comunidades para emprestar os livros. Se não quiser doar, tenta vender por um preço acessível. O importante é você passar isso para frente, de modo que o conhecimento não seja perdido pelo tempo.

#doeumlivronomeetup

Photo by Jonathan Simcoe on Unsplash.

Categorias:

Espalhe a palavra!

Compartilhe este artigo nas redes sociais clicando nos ícones.