William Oliveira

Carreira em programação, JavaScript, Nodejs, Performance Web, Git, GitHub, Linux, Open Source, mas também coisas realmente importantes como inclusão e diversidade - Vim da periferia pro mundo

Não perca minhas novidades!

Inscreva-se na minha newsletter para receber os últimos artigos, vídeos e sorteios.

Clique aqui para se inscrever

Com qual linguagem de programação eu devo começar a programar

Em desenvolvimento de software existem muitas linguagens de programação. Praticamente uma para cada tipo de problema que queremos/precisamos resolver.

Quando estamos aprendendo a programar e caímos nesse universo de escolhas já logo bate a dúvida: Com qual linguagem de programação eu devo começar a programar?

Se estamos habituados a participar de comunidade nós levamos essa questão para os fóruns ou mesmo para pessoas que são referência para nos ajudar. Mas isso pode acabar nos atrapalhando mais ainda!

Cada pessoa pode responder baseado em sua própria experiência de vida e contexto pessoal, como cidade, estado ou país em que mora, sua vivência em faculdade, dentre diversos pontos que podem não fazer jus a sua necessidade pessoal.

Cada pessoa precisa analisar seu próprio contexto para escolher sua primeira linguagem de programação. A não ser que esteja na faculdade, nesse caso os professores e professoras já fizeram o trabalho de escolher por você (o que pode ou não ser algo bom).

Visando te ajudar a escolher a primeira linguagem de programação, fiz um vídeo explicando como escolher. Confere aí!

Conclusão

Como vimos, precisamos analisar o mercado, nosso momento de carreira, assim como nossos recursos atuais para então entender nosso contexto e conseguir escolher uma linguagem de programação.

Existem muitas que são extremamente indicadas para iniciantes pela sua facilidade, como Python, PHP ou JavaScript e outras que são indicadas pelo mercado, como Java ou C#, mas todas elas são só ferramentas que você pode usar agora e precisar trocar depois.

O importante, para sua primeira experiência com programação, é que não seja dolorido aprender a programar e que esse tempo investido seja um investimento inteligente para sua carreira.

Ficou claro pra você como escolher a com qual linguagem de programação você deve começar a programar?

Se não ficou comenta aqui no artigo ou lá no YouTube.

Espalhe a palavra!

Compartilhe este artigo nas redes sociais clicando nos ícones.

Deixe um comentário