· carreira  · 3 min read

Aplicativos gratuitos para aprender ou treinar o inglês

Uma lista de aplicativos gratuitos para aprendermos ou treinarmos nosso inglês

Aprender inglês é muito importante em nosso meio de atuação, a área de desenvolvimento de software. O inglês é o principal idioma que utilizamos para escrever nossos códigos e para a comunicação na internet em projetos open source, por exemplo.

Não somente para a comunicação e escrita de código, existe muito conteúdo de alto nível em inglês sobre temas mais atuais. Nossa comunidade possui um bom número de artigos em portais como o iMasters, livros na Casa do Código e Novatec, e vídeos em português, além de meetups e outras fontes de conhecimento.

Existe até um projeto lindo para ajudar pessoas que não sabem inglês, que é o DevTranslate, onde pessoas se dispoem a traduzir artigos para o nosso idioma nativo, porém a maioria do conteúdo mais atual ainda é o conteúdo em inglês.

Acesse: DevTranslate

Nesse artigo eu compartilho alguns aplicativos que utilizo para treinar meu inglês (escrita e conversação) e os aplicativos listados servem tanto para aprender quanto praticar o inglês.

Aplicativos para aprender inglês

Para aprender podemos utilizar aplicativos com uma didatica mais educacional e que ensinam do básico até o “avançado”. Eu utilizo o Duolingo para estudar inglês, mas também existe o iTalki como opção para quem quer aprender mais rápido.

Duolingo

O Duolingo é um aplicativo com uma usabilidade muito boa, utiliza gamificação para engajar o usuário e ainda por cima é totalmente gratuito.

Link para o Duolingo

iTalki

Existe um outro app muito bom, que pode ser utilizado para encontrar um(a) professor(a) de inglês online, que é o iTalki.

Link para o iTalki

Nós adicionamos créditos, procuramos por um(a) professor(a) e daí podemos combinar melhores dias e horários para estudos.

Aplicativos para praticar o inglês

Para praticar existem outros apps muito maneiros, como o Bottled, que possui uma dinâmica muito engraçada e o Tandem que já tem uma comunidade imensa criada em sua volta e tem a vantagem de serem gratuitos.

Bottled

O Bottled é um game onde jogamos uma carta em uma garrafa para que a outra pessoa leia, se interesse por nossa história e converse conosco.

Link para o Bottled

É importante que você capriche na história, senão ninguém vai entrar em contato contigo, ein!

Tandem

O Tandem é um app com uma comunidade bem maior onde as pessoas cadastram seus perfis e seus interesses, como esportes, cultura, livros, filmes etc. e nós podemos entrar em contato para fazer amizade e treinar o inglês através de bate-papos descontraídos.

Link para o Tandem

Aplicativo para treinar a conversação em inglês

Para treinar a conversação existe um app específico, o opentalk.

Nesse app nós cadastramos nosso perfil, bem parecido com o Tandem, e em seguida podemos abrir uma ligação com qualquer pessoa do mundo diretamente pelo app (via internet, cuidado com seu pacote de dados).

Link para o opentalk

Só tome cuidado, pois assim que finalizar seu cadastro e entrar na comunidade alguém já pode te ligar! Esteja preparado(a). — Hahaha.

Conclusão

Com essas opções para aprender, praticar escrita, gramática, conversação e bater papo em inglês espero que você pegue aquele impulso para praticar.

Se gostou desse artigo, não esqueça de compartilhar com seu papagaio, com seus amigos e amigas, para seu gato ou cachorro aprenderem inglês também!

Back to Blog

Related Posts

View All Posts »

A história da profissão frontend

Há muito tempo atrás nascia uma profissão, a profissão frontend. A história por trás disso é contada de diversas maneiras, então eu decidi reunir tudo isso em um local só. Vem comigo conhecer um pouco sobre essa profissão maravilhosa!

Como criar um podcast

Reuni as dicas que segui desenvolvendo o meu conteúdo em um artigo para você criar um podcast bem maneiro!