William Oliveira

Carreira em programação, JavaScript, Nodejs, Performance Web, Git, GitHub, Linux, Open Source, mas também coisas realmente importantes como inclusão e diversidade - Vim da periferia pro mundo

Aplicativos gratuitos para aprender ou treinar o inglês

Aprender inglês é muito importante em nosso meio de atuação, a área de desenvolvimento de software. O inglês é o principal idioma que utilizamos para escrever nossos códigos e para a comunicação na internet em projetos open source, por exemplo.

Não somente para a comunicação e escrita de código, existe muito conteúdo de alto nível em inglês sobre temas mais atuais. Nossa comunidade possui um bom número de artigos em portais como o iMasters, livros na Casa do Código e Novatec, e vídeos em português, além de meetups e outras fontes de conhecimento.

Existe até um projeto lindo para ajudar pessoas que não sabem inglês, que é o DevTranslate, onde pessoas se dispoem a traduzir artigos para o nosso idioma nativo, porém a maioria do conteúdo mais atual ainda é o conteúdo em inglês.

Acesse: DevTranslate

Nesse artigo eu compartilho alguns aplicativos que utilizo para treinar meu inglês (escrita e conversação) e os aplicativos listados servem tanto para aprender quanto praticar o inglês.

Imagem de várias letras e palavras simbolizando diversos idiomas

Aplicativos para aprender inglês

Para aprender podemos utilizar aplicativos com uma didatica mais educacional e que ensinam do básico até o “avançado”. Eu utilizo o Duolingo para estudar inglês, mas também existe o iTalki como opção para quem quer aprender mais rápido.

Duolingo

O Duolingo é um aplicativo com uma usabilidade muito boa, utiliza gamificação para engajar o usuário e ainda por cima é totalmente gratuito.

Link para o Duolingo

iTalki

Existe um outro app muito bom, que pode ser utilizado para encontrar um(a) professor(a) de inglês online, que é o iTalki.

Link para o iTalki

Nós adicionamos créditos, procuramos por um(a) professor(a) e daí podemos combinar melhores dias e horários para estudos.

Aplicativos para praticar o inglês

Para praticar existem outros apps muito maneiros, como o Bottled, que possui uma dinâmica muito engraçada e o Tandem que já tem uma comunidade imensa criada em sua volta e tem a vantagem de serem gratuitos.

Bottled

O Bottled é um game onde jogamos uma carta em uma garrafa para que a outra pessoa leia, se interesse por nossa história e converse conosco.

Link para o Bottled

É importante que você capriche na história, senão ninguém vai entrar em contato contigo, ein!

Tandem

O Tandem é um app com uma comunidade bem maior onde as pessoas cadastram seus perfis e seus interesses, como esportes, cultura, livros, filmes etc. e nós podemos entrar em contato para fazer amizade e treinar o inglês através de bate-papos descontraídos.

Link para o Tandem

Aplicativo para treinar a conversação em inglês

Para treinar a conversação existe um app específico, o opentalk.

Nesse app nós cadastramos nosso perfil, bem parecido com o Tandem, e em seguida podemos abrir uma ligação com qualquer pessoa do mundo diretamente pelo app (via internet, cuidado com seu pacote de dados).

Link para o opentalk

Só tome cuidado, pois assim que finalizar seu cadastro e entrar na comunidade alguém já pode te ligar! Esteja preparado(a). — Hahaha.

Conclusão

Com essas opções para aprender, praticar escrita, gramática, conversação e bater papo em inglês espero que você pegue aquele impulso para praticar.

Se gostou desse artigo, não esqueça de compartilhar com seu papagaio, com seus amigos e amigas, para seu gato ou cachorro aprenderem inglês também!

Espalhe a palavra!

Compartilhe este artigo nas redes sociais clicando nos ícones.

Deixe um comentário