· carreira  · 10 min read

Escolha um trabalho que você ame e nunca terá que trabalhar: uma mentira

Uma mentira contada a anos Escolha um trabalho que você ame e nunca terá que trabalhar. A realidade é bem mais séria que isso.

Uma frase clássica: Escolha um trabalho que você ame e você nunca terá que trabalhar um dia em sua vida

Supostamente uma frase de Confúcio.

O título do artigo parece que eu quero arrumar uma briga com algum palestrante da área de RH, empreendedorismo ou que trabalhe motivando as pessoas para grandes empresas, porém não é isso.

Leia o artigo até o final para ver se você concorda com minhas ideias a respeito dessa frase/filosofia/pensamento ou se discorda e podemos iniciar uma ótima conversa filosófica nos comentários.

Eu já disse essas frases para muita gente:

  • trabalhe com o que você gosta
  • busque um emprego em uma área que você ame
  • trabalhe em algo que você se motive todos os dias para voltar no dia seguinte
  • trabalhe com o que ama e nunca vai sentir que está trabalhando
  • trabalhe com o que gosta e não vai se sentir cansado
  • se você gosta de uma área se esforce para atuar nela
  • busque especialização no que você faz para nunca precisar trocar por uma área que você não goste

Eu, de verdade, acredito que você deve gostar do que faz ou todos os dias de sua vida serão um purgatório, mas não quero que você se iluda achando que não estará trabalhando só porque trabalha com algo que você acha legal como eu acho que sugere essa frase.

Se trabalho fosse um lugar somente para se divertir, se chamaria parque de diversões e não trabalho. > Uma frase de: Eu

O que é trabalho/trabalhar

Trabalhar é empenhar-se em algo para concretizar um objetivo.

Quando trabalhamos queremos realizar algo. Queremos pegar um problema e resolver. Queremos pegar uma matéria bruta e transformar em um produto. Ou algo relacionado a nos esforçar para concretizar uma ideia.

Existem diversos tipos de trabalhos e você pode ver mais sobre alguns tipos clicando aqui.

Antigamente as pessoas trabalhavam para construir suas habitações próximo a um lago ou rio para conseguir plantar o que comer e também trabalhavam para caçar seu alimento. Hoje em dia trabalhamos para empresas. Micro-empresas, pequenas empresas, grandes empresas ou empresas gigantes.

Quase todo tipo de trabalho, hoje em dia, é para uma empresa. A não ser quando estamos trabalhando em casa para manter tudo em ordem, pois nesse momento estamos trabalhando para nós mesmos.

Eu sou um grande fã do empreendedorismo e da área de gestão empresarial, mas será que quando essa frase foi dita o autor realmente se referia somente a vender nosso precioso tempo e força de trabalho para uma empresa gerar lucros exorbitantes?

Lembrando que eu não sou contra empresas, não sou contra o vínculo entre CNPJ e CPF/CNPJ e muito menos contra a frase, só quero que não se iluda.

Ao contrário do que parece até agora eu dedico boa parte do meu tempo para motivar as pessoas a trabalharem ou buscarem emprego com o que realmente gostam de fazer.

Só quero que pensemos um pouco mais em relação a frase em questão e que sejamos mais realistas quanto ao que é trabalho.

Empresas existem para gerar lucro

O objetivo de uma empresa é gerar lucros. Não precisamos nos enganar achando que esse não é um dos objetivos principais de uma empresa graças aos seus valores e visão que normalmente ficam escritos em seus sites na sessão “sobre nós” e ditos nas entrevistas de emprego e integrações e normalmente são valores lindos de se ver.

Como uma empresa se manteria em pé sem dinheiro? Como eles pagariam seus funcionários, suas contas, seus escritórios ou qualquer encargo a respeito de manter a empresa aberta sem lucrar? Sonhos não mantém uma empresa aberta. - Eu acho

Não estou querendo dizer que as empresas nos enganam quando escrevem sua visão e valores, pois isso é escrito e acordado entre gente que realmente quer que aquilo aconteça. Normalmente pela diretoria da empresa em conjunto com outros membros de cargos de liderança estratégica e esses sonhos e essa visão de futuro é o que move a empresa para frente. É o alicerce dos resultados da empresa.

Normalmente é o que buscamos quando trabalhamos.

Mas de alguma maneira eles precisam ganhar dinheiro, pois eles não vão receber investimento a toa.

E, também, quem disse que a empresa buscar lucro é errado?

Empresas ganham dinheiro explorando algum nicho/problema da sociedade.

Bancos existem por dois motivos, empresas de TI existem por dois motivos, empresas de entrega existem por dois motivos, etc. Os motivos são: resolver um problema e ganhar dinheiro.

Empresas querem resolver o problema do usuário/cliente/parceiro, mas também querem, precisam, ganhar dinheiro com isso. Afinal se esforçam bastante para resolver algo que outra pessoa não quis ou não se moveu para resolver antes.

Escolha um trabalho que você ame e você nunca terá que trabalhar um dia em sua vida

Agora sim… Dissertado sobre o que é trabalho e quais são os objetivos de uma empresa, vamos falar mais sobre a frase.

Essa frase é linda em um mundo onde não temos trânsito, problemas pessoais, problemas de saúde, problemas de relacionamento, dentre vários outros problemas.

Se nós trabalhamos para uma empresa é porque precisamos de dinheiro para sobreviver e nada mais justo que trabalharmos com o que gostamos para sentir menos as dores de vender esse nosso tempo, eu concordo.

Pense comigo, você pode adorar sua profissão, só que: O que te faz mais feliz? Perder tempo no trânsito, trabalhar o dia inteiro, as vezes com problemas de saúde/pessoais e ainda ter que buscar especialização para ganhar mais ou poder viajar o mundo?

Tá bom… Talvez você não goste de viajar, então troque viajar o mundo por alguma coisa que você gosta muito de fazer.

Claro que empregos remotos resolvem alguns dos problemas que eu citei, só que mesmo assim você está trabalhando pelos sonhos de outra pessoa, normalmente não pelos seus.

Eu adoro programar.

Se eu ganhasse dinheiro para ficar em casa escrevendo código para resolver problemas do cotidiano das pessoas sem compromisso, eu o faria com o maior prazer. Eu adoraria ajudar mais a sociedade com o que eu sei fazer.

Só que tem uma diferença muito grande entre ficar em casa trabalhando sem compromisso, como eu disse, e trabalhar para uma empresa: o compromisso.

Quando entramos em um trabalho para uma empresa nós nos comprometemos com os sonhos de outras pessoas, nos comprometemos com as vidas de outras pessoas. Não estamos sozinhos dentro de uma empresa e se nós falharmos outras pessoas sofrem junto conosco.

Então essa frase perde o sentido. Pelo menos pra mim nós trabalhamos, sim, todos os dias da nossa vida, mesmo fazendo o que nós gostamos.

A maioria das empresas vai te colocar sobre pressão para concretizar seus objetivos e cumprir suas metas.

Quando eu estou trabalhando eu mesmo me coloco sobre pressão para que eu tenha um bom desempenho, pois meus colegas de trabalho também dependem do que eu faço, o meu gestor depende do que eu faço, o diretor depende do que eu faço, a empresa depende do que eu faço.

Mesmo que eu trabalhe atualmente em uma empresa excelente que não me pressiona como algumas que eu já trabalhei. Eu me coloco sobre pressão, pois eu reconheço que se eu não for bom ou se eu não performar eu estou atrapalhando outras pessoas ao meu redor.

Não existe essa magia de trabalhar com o que gosta e nunca mais ter que trabalhar.

Ou você entrega resultado ou é mandado embora. Simples assim.

Quando estamos em uma empresa estamos nos comprometendo a fazer o que a empresa quer que façamos. Temos compromisso de horários a serem cumpridos e resultados a serem entregues. Não é esse mar de rosas que a frase alega.

Muitas vezes você terá que fazer algo que não gosta muito ou mesmo vai deixar de fazer algo que gostaria de fazer pela empresa ou por um produto por que não da tempo de fazer isso e ainda cumprir suas obrigações acordadas com a gestão.

Fora o fato do compromisso que assumimos, nem todo mundo tem a sorte de arrumar um emprego bom próximo de casa, um emprego que pague um salário alto, um emprego onde podemos andar só de meia pelo escritório, um emprego onde pode tomar cerveja no expediente, jogar vídeo game, brincar com o diretor ou até mesmo um emprego onde tenha liberdade de tomar decisões.

Muita gente trabalha em locais onde tem que fazer o que são mandados pelos gerentes ou analistas e pronto. Mesmo trabalhando com o que gostam essas pessoas não serão felizes a não ser que não gostem de tomar decisões e (no caso de desenvolvedores) só batem tecla o dia inteiro.

E tem muita gente que mora em estados/cidades que não tem emprego no que escolheram gostar.

Claro que elas podem mudar de estado/cidade, mas não seriam mais felizes trabalhando próximo a sua família/amigos?

Eu gosto muito do local onde trabalho atualmente pelo modelo de gestão de pessoas que eles adotam, pois temos total liberdade para levar o produto ao resultado esperado da melhor maneira em questão de desenvolvimento de software.

Quando precisamos faltar por um motivo pessoal, por exemplo, simplesmente falamos e pronto. Em outras empresas a falta é motivo de desconfiança por parte da chefia.

Mas essa é uma empresa fora da curva.

Sabemos que a realidade de muitas pessoas é diferente disso.

Empresas legais

Até agora eu nem citei o fato de que muitas empresas sugam o máximo do funcionário. Extraem até a última gota de tempo que a pessoa poderia ter.

Alguns amigos reclamam de trabalhar finais de semana, virar dias no trabalho sem voltar pra casa para descansar e detalhe: sem ganhar extra, uma folga ou ter horário flexível por isso.

Algumas das empresas que fazem isso com os funcionários fazem porque tem vídeo game, patinete no escritório, salários altos e muitas vezes salários imensos. Por isso se acham no direito de tirar o tempo útil do funcionário.

Algumas pessoas já nem acham isso ruim. Já acreditam que ganhar muito dinheiro e viver dentro de uma empresa seja o sinônimo de viver bem.

Pobres almas que perdem seus dias ao lado de suas famílias, que não ligam para um passeio divertido com os amigos e nem se dão conta de que esse tempo perdido não volta nunca mais.

Mas tudo bem… Eles jogam vídeo game dentro do trabalho, então não estão trabalhando, né?

Conclusão

Eu acredito sim que da para trabalhar e ser feliz, mas dizer que não está trabalhando é uma grande mentira.

Busque fazer o que gosta, mas não se iluda achando que todos os seus dias serão maravilhosos. Seja realista consigo para que não sofra com suas escolhas.

Eu escrevi esse texto porque muita gente vem até mim perguntando se é divertido trabalhar como desenvolvedor e citam essa frase, então eu sempre respondo tudo isso que disse aqui.

Trabalhar como desenvolvedor é uma coisa muito divertida, legal. Trabalhar onde estou é muito bom. Só que nem todos os dias são flores.

Trabalhar com o que gosta é muito bom, mas procure também uma empresa legal de se trabalhar. A escolha da empresa também é parte de fazer com que seus dias sejam legais.

Espero que esse artigo tenha clareado um pouco suas ideias e te preparado para quando ouvir essa frase de algum entrevistador, mas que também tenha te dado esperança de um dia trabalhar em uma empresa legal de verdade onde realmente seu trabalho seja divertido e produtivo, mas que você não caia na ilusão de que perder finais de semana e trabalhar virado sem dormir não é trabalho.

Se você trabalha em uma empresa legal, compartilhe aqui em baixo para que outras pessoas conheçam esse lugar, comente sobre suas experiências e como conseguiu esse emprego.

Se gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos e com seu papagaio que acha que nunca vai se sentir mal trabalhando como programador.

Espalhe a palavra.

Back to Blog

Related Posts

View All Posts »