Participe do grupo no Telegram

William Oliveira

Mentoria, Carreira em programação, JavaScript, Nodejs, Performance Web, Git, GitHub, Linux, Open Source, mas também coisas realmente importantes como inclusão e diversidade - Da periferia pro mundo

Sumário

Caso já conheça a iniciativa, pode pular para o conteúdo que está procurando.

Senão, confere o texto inteiro para saber mais. :heart:

Sobre a iniciativa

Minha história em desenvolvimento de software é cheia de gente que me ajudou para eu chegar até onde estou atualmente: programador e autor de um livro, colaborador em diversas comunidades, workshops e iniciativa legais, trabalhar em bons empregos, morar em uma região favorecida…

Eu nunca fui uma pessoa que pensou em futuro. Qual profissão eu escolheria, qual empresa eu trabalharia… Isso devido a realidade onde eu nasci e cresci: a periferia.

Nossa realidade, nosso contexto ou história de vida, como você quiser chamar, é muito diferente de um filho de doutor, engenheiro ou empresário. Nós não temos um parâmetro do que fazer quando crescer, se crescer. Não temos referências.

Quando eu decidi que iria me envolver com programação tive apoio de muita gente da comunidade de desenvolvimento.

Os apoios vão desde conselhos até conteúdo que encontramos na internet através de vídeos e artigos compartilhando conhecimento. Eu não tinha grana para investir em um curso e por isso recorri diversas vezes a pirataria, como você pode conferir neste artigo: a pirataria me trouxe aqui.

Serei eternamente grato às pessoas que geram conteúdo na internet compartilhando seu conhecimento de maneira gratuita e também a aqueles que me doaram seus cursos e livros.

Eu percebi que usar a internet para o bem é algo que muda vidas, pois mudou a minha! Por isso, eu adotei a postura de compartilhar o que eu sei para ajudar as pessoas que querem entrar na área de programação através deste blog, que existe desde 17/08/2014, e do meu canal O Universo da Programação.

Mas desenvolvimento pessoal não implica somente em receber conteúdo via internet; as pessoas precisam de mais acesso a informação e isso inclui fazer cursos, ir a eventos de tecnologia, comprar livros e investir de verdade em seu futuro profissional. Tudo isso forma uma pessoa desenvolvedora de software com uma preparação maior para o mercado de trabalho, para competir com pessoas que se formaram nas melhores universidades do país, pois o pobre não tem condições (tirando exceções) de fazer uma bela formação na USP, UFMG e afins. Mas este é um custo que algumas pessoas, assim como eu no começo da minha carreira, não conseguem pagar.

Para ajudar essas pessoas eu decidi investir meu tempo dando aulas em ONGs que atuem inserindo pessoas no mercado de trabalho e lhes tirando de situação de risco, palestrando e motivando jovens da rede pública a investirem em tecnologia.

Como me ajudar nessa missão

Se você conhece alguma escola pública ou ONG que aceita receber livros de tecnologia, palestras sobre programação ou alguma iniciativa dessas, entre em contato comigo via Telegram: (@woliveiras).

Como receber apoio

Se você é uma pessoa que se declara de baixa renda que deseja entrar na área de programação, pode receber meu apoio via sorteio mensal através do formulário: Cadastro Sorteio UdP.