Mentoria - William Oliveira

Apoio a pessoas de baixa renda, moradores de periferia e pessoas em situação de vulnerabilidade social que desejam entrar na área de programação ou evoluir em suas áreas

Contextualizando permalink

De acordo com os últimos estudos:

  • Em 2021, pobreza tem aumento recorde e atinge 62,5 milhões de pessoas, maior nível desde 2012 - fonte: IBGE
  • Estudo revela que 29,6% dos brasileiros têm renda familiar inferior a R$ 497 mensais - fonte FGV Social
  • Falta de endereço em favelas dificulta registro de domicílios - IBGE

A nossa população passa fome, não tem endereço para conseguir um registro formal na carteira, não consegue estudar, porque precisa de endereço para se registrar nas escolas, cursos, universidades, etc, não consegue emprego porque não tem estudo... Percebe? É um ciclo que se repete destruindo milhares de vidas todos os dias.

Quantos de nós, pessoas que nasceram na periferia brasileira, possuímos um potencial enorme que é jogado na lama todos os dias por falta de oportunidade?

Lembro-me da minha infância, onde alguns professores chegaram a afirmar que eu seria um delinquente sem futuro e agora você está aqui, lendo meu blog, conhecendo minha carreira profissional, lendo meus livros, consumindo meu conteúdo em vídeos espalhados pela internet, assistindo minhas palestras ou buscando mentoria para evoluir profissionalmente. Quem diria?

Mas eu só estou aqui porque eu tive oportunidades que milhares não tiveram.

A favela não venceu pelo fato de eu ter mudado de vida. A favela continua lá, cheia de potenciais e com poucas oportunidades.

A vida é feita de escolhas e quando você só tem opções ruins para escolher, tanto faz o caminho que toma. No final, sempre será uma decisão sem futuro.

Se você pode escolher entre pisar no cocô de cachorro ou de um gato, você não deixou de pisar em cocô.

Dificilmente teremos uma movimentação e desenvolvimento social igualitários no sistema em que vivemos.

Pessoas com mais dinheiro sempre estarão a frente de pessoas com menos, pois estudar custa caro. Pessoas com mais oportunidades sempre serão as que já nasceram com algum apoio e a mudança social é muito lenta. Levam centenas de anos até que uma população historicamente marginalizada consiga sair das margens.

Muito se fala de inovação vindo dos grandes centros, de pessoas com capital financeiro imenso para investir, vindo do Vale do Silício ou do Centro de São Paulo. Pra mim, a favela e os grupos sub-representados é que são o futuro de qualquer inovação que possa surgir. Seja na música, na arte, na tecnologia, na política. A criatividade e a potência está na diversidade. E é por isso que eu faço este trabalho de mentoria focado em inclusão social.

Viver em sociedade é pensar no coletivo. Com o trabalho de formiguinha, mudando uma vida por vez, a gente pode criar um movimento em onda que vai mudar muitas vidas.

O meu sucesso não é nada se as pessoas de onde eu vim não tem acesso ao que eu vivo.


Sobre a minha iniciativa permalink

Através do apoio da comunidade de tecnologia eu arrecado fundos para prestar mentoria, doar livros, cursos e desenvolver um trabalho social individual.

A minha mentoria é focada em pessoas de grupos sub-representados*. Principalmente pessoas periféricas.

Grupos subrepresentados são aqueles compostos por pessoas pertencentes a grupos que são historicamente e tradicionalmente colocados à margem das decisões e atividades sociais, como mulheres, negros, pessoas com deficiência, entre outros. (fonte)

Todo ano eu começo um novo grupo, onde reúno pessoas de vários níveis profissionais e/ou que desejam entrar na área de desenvolvimento de software e às ajudo até conquistarmos um objetivo definido entre nós para o ano em questão.

Anteriormente eu trabalhava sozinho, mas com o interesse de outras pessoas me ajudarem nessa missão, abri um plano de apoio através das plataformas listadas abaixo, como o Apoia.se.

Algumas pessoas não tem computador, outras não tem tempo, algumas não tem conhecimento outras só precisam de motivação. Em todos os casos, eu e você ajudamos a mudar suas vidas.

Juntos já apoiamos diversas pessoas e vamos continuar fazendo muito pela sociedade através de pequenas atitudes diárias.

OBS: A maioria não gosta de divulgar que recebe esse tipo de apoio. O número de pessoas que já ajudamos é MUITO maior do que temos cadastrado. \o/

Como me ajudar permalink

Você pode apoiar mensalmente através do Apoia.se e/ou fazer uma doação fixa sempre que quiser através do PayPal.

Apoia.se permalink

Pelo Apoia.se, acesse este link apoia.se/uillaz, cadastre-se e escolha algum valor para apoiar mensalmente.

Pix permalink

Entre em contato comigo através do email.

Doação de empresas permalink

Para empresas, clique aqui.

Doação de computadores/notebooks ou outros equipamentos permalink

Eu sou membro do Núcleo de Tecnologia do MTST e nós estamos sempre precisando de equipamentos para doar para as pessoas periféricas conseguirem acessar aos nossos cursos e outras iniciativas.

Para envio de equipamentos para nossos alunos, você pode entrar em contato conosco através do formulário de contatos no site: nucleodetecnologia.com.br.

Contrate Minorias permalink

Contrate pessoas de grupos sub-representados através deste link: me-contrata.


Como receber mentoria permalink

No final do ano eu abro um formulário para cadastro de novas pessoas para a mentoria.

Basta acompanhar minhas postagens para saber quando um novo processo seletivo estiver acontecendo.

Normalmente eu posto no LinkedIn e no Twitter.