Carreira Front End

Um guia de carreira para o(a) Desenvolvedor(a) Front End

O que todo(a) Desenvolvedor(a) de Software precisa saber

Você precisa saber que: nada nessa vida é fácil, mas que, se você se mantiver humilde e com a mente aberta, o caminho fica bem menos espinhoso.

Você não vai virar o(a) Desenvolvedor(a) mais incrível do universo só lendo esse guia, mas pode ir bem longe se seguir os conselhos de pessoas boas e experientes (que podem ou não ter contribuído aqui).

Ninguém é melhor do que você. As pessoas só possuem mais experiência, ainda mais porque o “ser bom” depende do ponto de vista.

Você pode não desenvolver o último algoritmo mais incrível, performático e escalável do dia para a noite, porém você consegue chegar lá se não desistir.

Sua vida/saúde vale mais do que sua profissão. Procure cuidar-se, descansar, descontrair-se. Procure viver fora do emprego.

Encontramos mais algumas coisas que iniciantes precisam saber no “O que ninguém diz para iniciantes”.

E encontramos algumas coisas que pessoas desmotivadas precisam saber no “Por que você desistiu de ser cientista?”.

Não fique na sua zona de conforto!

Fora isso é bom que saiba, desde o começo:

Você vai se ferrar, e muito!

Referência sobre os saltos de um nível para outro.

Escolhendo um lado

É sempre difícil orientar Desenvolvedores(as) Front End sobre quais tecnologias devem estudar, afinal o mercado de trabalho para essa área é completamente louco!

Uma possível separação para as responsabilidades dos diferentes Front End’s é: Front End Engineer e Front End UI Developer, conforme foi discutido no tópico “Especializações na carreira Front-End” do fórum Front-End BR e na issue “Escolha um lado” aqui no Carreira Front End.

Mas, antes mesmo de escolher pra qual lado seguir (Programação ou Design), você precisa entender que você é um(a) Desenvolvedor(a)!

Portanto aprenda primeiro o que você precisa para os diferentes níveis profissionais para se tornar um(a) bom/boa Desenvolvedor(a).

Developers, developers, developers, developers!

Depois foque em um caminho:

Na página “Types of Front End Dev” do Front End Handbook temos mais perfis de Front End, diferentes, pra você ver onde está se metendo! - É uma loucura.

Caso você possua dúvidas sobre qual seu nível profissional ou como funciona isso, seria interessante ouvir o episódio 25 Júnior, Pleno e Sênior do Dev na Estrada.

Mais alguns episódios que são interessantes para agregar mais conhecimento para sua carreira:

Tipos de contratação

Alguns recursos para conhecer os tipos de contratação:

Tipos de contratação

Sobre PJ

Sobre CLT/CLT-Flex e mais

Sites com Vagas para Front End’s

Na página “Job Sites”, aqui do Front End Carrer, você encontra a lista de alguns sites com vagas na área.

Caso você esteja procurando conteúdo para aprender ou aprofundar na área de Front End, da uma olhada na página “Study Guides”, também aqui do **Front End Carrer”.

Mantendo-se atualizado

Qualquer bom profissional precisa manter-se atualizado sobre sua área de atuação e sobre o mercado de trabalho, portanto aconselho a dar uma olhada nesses links:

Lembre-se que não existem super-heróis aqui, são pessoas comuns mas que têm muito a acrescentar à sua carreira. Use os meios de comunicação com eles de forma respeitosa e amigável.

Disclaimer: Antes de começar a seguir essa galera, leia esse post. Essa leitura é importante para que você compreenda que essas pessoas são consideradas de forte expressão na nossa área, porém elas podem errar e/ou ter opiniões divergentes do que é correto (assim como todos nós). Por isso, aprenda a pensar sozinho e usar o conhecimento dessas pessoas como referência para moldar o seu e chegar às suas próprias conclusões.

Quero trabalhar no exterior

Se você quer trabalhar no exterior, dê uma olhada nessas dicas:

Perguntas frequentes sobre Desenvolvimento Front End

Com base nas questões repetidas que vi nos fóruns, criei esse repositório (“FFAQ”, Frequently Front Asked Questions!) para centralizar as respostas e ficar mais fácil responder perguntas tão comuns.