Me siga na Twitch.tv

O caminho da pessoa desenvolvedora

Toda pessoa desenvolvedora precisa aprender esssa coisas

Níveis de carreira da pessoa desenvolvedora permalink

"Júnior" permalink

Tudo começa de algum ponto

Você tem o direito de errar e o dever de permanecer com sede de conhecimento!

Nesse nível você não domina as linguagens de programação, ferramentas, ambiente de desenvolvimento, talvez nem o Sistema Operacional que vai trabalhar. Calma... Concentre-se em aprender, aproveitar os conselhos dos que estão há mais tempo que você na área e procure absorver esse conhecimento.

Você vai errar, vai errar muito, vai errar pra caramba se for pro ativo, mas isso não é tão ruim. A não ser que você erre nas mesmas coisas todos os dias. Você pode errar, pois está tentando... Está aprendendo.

Se não estiver errando é por que está tentando pouco. E, talvez, com isso você deve estar enchendo alguém de perguntas, antes mesmo de começar a pensar. Cuidado com essa atitude.

Você precisa, não só nesse nível, deixar a vergonha (ou o orgulho) de lado e perguntar. Ninguém vai te mandar embora por querer aprender.

Nesse nível você ainda não domina a arte de entregar atividades rapidamente ou estimar prazos para as tarefas. Vai pegar pedaços de algo maior, resolver pequenos bugs e não vai ter uma responsabilidade tão alta dentro da sua equipe.

Seria interessante você possuir um/uma mentor(a) ou algo parecido (alguém para te acompanhar nessa nova trilha). Pode ser uma pessoa que te inspira para você seguir os passos e tentar fazer igual ou alguém com paciência que te ajuda no dia-a-dia.

Quando você ganhar XP suficiente, vai virar uma pessoa desenvolvedora nível pleno!

"Pleno" permalink

Daqui a pouco você vira mestre e vai começar ensinar alguém! =O

Nesse nível você já consegue se virar muito bem sem um acompanhamento de perto de alguém com mais experiência.

Muitas vezes você pega até mesmo uma tarefa grande e faz ela de ponta a ponta sem nenhuma supervisão.

Normalmente possui experiência de 1.5/2 anos ou mais como júnior (isso pode variar muito).

Agora você também consegue ajudar outras pessoas desenvolvedoras "juniores"!

Você já é quase mestre, então consegue estimar prazos para suas atividades e consegue entregar mais rapidamente coisas que antes você demorava para fazer. Parabéns!

Você já deve ser capaz de dar palpites para melhorar algo em que trabalha, consegue inovar trazendo coisas legais para o trabalho e continua sedento por conhecimento, não deixando de lado a opinião dos outros.

Talvez você ainda não seja capaz de planejar algo grande ou construir um projeto inteiro do zero, mas não se coloque para baixo por isso. Procure melhorar e continue a nadar.

Nesse nível, se você não desistiu de estudar e praticar, você pode ser confundido(a) por aí como sênior e isso é muito legal! É sinal que você está aprendendo muito com o tempo e está ficando realmente bom/boa no que faz.

Só não deixe isso subir a cabeça! Não se esqueça que o ego é nosso inimigo.

O nível sênior é o que vai te dar mais trabalho e responsabilidade para "subir" e pode ser alcançado quando você tiver entre 4 a 6 anos de experiência. Mas não foque no tempo, foque nos conhecimentos técnicos, habilidades pessoais e outras capacidades que você deve possuir.

"Sênior" permalink

Parabéns, você venceu muitas lutas, conquistou muitos títulos e agora pode ser considerado(a) a pessoa responsável por uma equipe ou produto

Nesse nível você possui muita experiência com as linguagens de programação que utiliza, com as ferramentas de trabalho, ambiente de desenvolvimento, sistema operacional, etc.

Agora você é capaz de criar algo do zero, modular, escalável, manutenível, observável e diversos outros termos técnicos importantes da nossa área.

Além disso, você consegue compartilhar este conhecimento com as pessoas do time e impacta diretamente os produtos em que atua.

Você tem uma boa noção de prazos e consegue especificar isso muito bem. Você também é capaz de coordenar um projeto, organizar um time, sabendo delegar tarefas, avaliar as tarefas concluídas por outras pessoas e responder precisamente ao cliente, gerente ou algo parecido quando recebe uma solicitação.

Tem conhecimento do mercado de trabalho e consegue contratar outras pessoas boas ou indicá-las.

Você consegue tomar decisões cada vez mais importantes em um projeto.

Ser Sênior não está ligado somente ao tempo em que você trabalha, mas ao seu conhecimento adquirido nesse tempo e às suas atitudes profissionais.


Voltar para "escolhendo um lado"