· carreira  · 5 min read

Sobre os requisitos para vagas de emprego Front End (e outras áreas também)

Quais são os requisitos para vagas de desenvolvedor/programador?

Quantas vezes não nos deparamos com as seguintes dúvidas:“Será que estou pronto para o mercado de trabalho?”, “Será que eu sei o suficiente para encarar aquela oportunidade em determinada empresa?”

Sei que não são poucas vezes… E, por mais que nos preparemos muito, sempre ficam essas perguntas no ar…

Depois de encher o saco de muita gente que eu conheço na área perguntando sobre requisitos para trabalhar como Front eu cheguei a seguinte conclusão:

Não existe uma lista de requisitos que todo mundo precisa saber para entrar em uma empresa ou encarar determinada função… Cada empresa pede o que lhe convém. Porém existem pequenas atitudes que te ajudam a se preparar e ter sua própria noção de mercado de trabalho e isso é que vai te ajudar a se organizar melhor para conseguir se destacar.

A primeira dica que deixo, e que acho a mais importante, é a seguinte:

Estude!

Estude muito e pratique mais ainda para que não tenha dúvidas de que gosta do que faz. Sim! Não é estudar só pra se preparar para a vaga, mas para ver se gosta mesmo do que está fazendo (Se está começando em Front End e não sabe como fazer, da uma olhada aqui).

Preste atenção se está gostando de estudar isso… Gostar do que faz não é só enquanto está trabalhando. Se enquanto está aprendendo já não estiver gostando do que vê é sinal que você precisa rever seus caminhos e se realmente é isso que deseja.

Conheça o mercado

O único jeito de saber se você tem conhecimento para encarar certas funções, e também saber se você é considerado Junior, Pleno ou Sênior para as empresas, é pesquisando em sites de vagas ou nos sites das empresas para ver o que eles estão pedindo como “requisitos”.

O nível Junior, Pleno ou Sênior é muito variável. Cada empresa coloca isso de forma diferente nas vagas e o único jeito de se preparar é pesquisando e fazendo uma lista dos requisitos encontrados. - Isso mesmo, uma lista. Vasculhe as descrições das vagas e faça uma lista dos requisitos que você reparar que se repetem e busque aprender aquilo. Quando manjar dos tópicos da lista é sinal que tem os requisitos necessários, então vai pra cima!

Crie coragem

O não você já tem se não se candidatar!

Você olhou os requisitos e sabe alguma coisa daquilo, vai pra cima!

Não tenha medo quando olhar aquelas listas imensas nas vagas,algumas (Senão todas) são escritas pelo pessoal do RH, que muitas vezes não dominam nada da área, e eles olham em outros sites, copiam tudo e colam lá.

Eu já vi Vaga para Programador Jr. pedindo 4 anos de experiência, domínio de PHP, Java, JavaScript, Haskell, C, C++, C#, Python, Lisp, Ruby, Lua, e vai indo… O cara deve ter pesquisado no Wikipedia as linguagens de programação, copiou tudo e colou como requisito para a vaga!

E se eu passar em uma oportunidade que eu não domino 100%?

Aí você volta a primeira parte desse artigo: Estude!

Você não vai ser mandado embora se não souber algo, mas pode ser se não aprender nunca… Você é facilmente substituível se não busca se adequar ao conteúdo que a empresa precisa. Ninguém quer uma âncora puxando a equipe para baixo.

Na entrevista exponha o que você sabe e o que você não sabe e seja franco. Senão domina ou não manja de alguma coisa, deixe isso claro ali. - Sinceridade é a chave.

Saiba outras coisas

Sinceramente, de nada vai adiantar todo o seu conhecimento se você não souber algumas coisinhas essenciais para o ser humano:

Aprenda a trabalhar em equipe

Aprenda a se comunicar com outras pessoas com as mais variadas opiniões. Você vai trabalhar com gente que curte seu estilo de música e gente que detesta, com aqueles que tem a mesma ideologia sobre política e outros que são completamente contra. Saiba balancear isso para que não afete seu relacionamento com as pessoas. - Essas dicas servem não só para o serviço, mas para a vida! ;) Procure entender as outras pessoas e aprenda a utilizar uma coisa que é pouco lembrada hoje em dia: a empatia. Se coloque no lugar da outra pessoa antes de fechar a cara pra ela por que ela entrou na sala sem cumprimentar ninguém. Pode ser algum problema pessoal e a pessoa nem reparou que não cumprimentou e não alguma coisa contra você. Deixa de mimimi. Um bom relacionamento com sua equipe vai resultar em mais produtividade.

Aprenda Gestão

Mesmo sendo programador é bom você entender sobre Gestão, assim você consegue administrar melhor o seu tempo e ajuda muito mais sua equipe. Fora outros benefícios como entender muito mais fácil algumas coisas que seu Gestor diz… ;D

Conheça outras áreas

Além de Gestão, aprenda um pouco sobre outras áreas. Fica mais fácil entender o que o Designer quer se você entende um pouco de Design. Vai ser mais rápido implementar funcionalidades na página sabendo usar corretamente as funções que o Back End criou. E o mais interessante: É mais fácil passar na entrevista se você souber como o entrevistador está pensando para responder de forma concisa.

E se eu não passar na entrevista?

A vida continua… Continue estudando, continue buscando, continue treinando e nunca desista do seu sonho!

Back to Blog

Related Posts

View All Posts »